Com a proposta de incentivar o empreendedorismo feminino, o Sebrae/PB promoveu, neste domingo (22), uma visita técnica com um grupo de mulheres do Sítio São Vicente, no município de Sousa, no sertão paraibano, para conhecer o desenvolvimento de um projeto de padaria comunitária. O apoio da instituição ao grupo faz parte do processo de implantação de um projeto semelhante para gerar emprego e renda às mulheres da comunidade.
O local visitado pelas mulheres fica localizado na comunidade de Várzea Comprida dos Oliveiras, área rural de Pombal, município também localizado no território sertanejo. A experiência, que é desenvolvida através de uma associação comunitária, é o desejo buscado pelo grupo para gerar novas oportunidades e estimular o empreendedorismo feminino.
De acordo com a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Sousa, Camila Nóbrega, a visita técnica teve a finalidade de mostrar o modelo de associativismo como uma alternativa de engajamento social para fortalecer ações locais. “Essa iniciativa destaca o potencial do empreendedorismo feminino para transformar realidades e gerar impacto econômico sustentável na nossa região. Seguimos comprometidos em apoiar e capacitar essas lideranças, promovendo autonomia e desenvolvimento social no sertão”, enfatizou.
O funcionamento da padaria comunitária na Associação de Várzea Comprida dos Oliveiras, em Pombal, acontece de maneira integrada com os moradores da comunidade e se tornou referência pelo processo de inclusão social, desenvolvimento econômico e geração de renda para as famílias.
No caso do projeto almejado pelo grupo de mulheres de Sousa, esse está em fase de planejamento e visa a criação de uma estrutura para produção de pães e outros produtos ligados ao setor de panificação. O objetivo é capacitar o grupo e beneficiá-lo não apenas pelo processo de geração de renda, mas fortalecer a cooperação entre os moradores e promover o desenvolvimento sustentável da região.