-
Com o objetivo de capacitar os produtores de queijos artesanais com atuação na região do cariri paraibano, o Sebrae/PB encerrou nesta quarta-feira (6) o curso em tecnologia de leite de cabra e derivados. A capacitação foi executada através do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMG), reconhecido por sua expertise e tradição.
Dividido em dois módulos com carga horária total de 20 horas, a capacitação contemplou 19 produtores de queijos artesanais e de Unidades de Beneficiamento do Leite de Cabra, além de técnicos multiplicadores de instituições com atuação neste setor.
De acordo com o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Campina Grande, João Alberto, a oportunidade de qualificação ofertada através desta capacitação possibilita uma contribuição de fortalecimento da caprinocultura no cariri. “Esse curso é importante para os produtores da região, em especial pela finalidade de aprimorar os produtos já existentes e que são derivados do leite de cabra. O queijo é um exemplo disso. Imagine depois dessa experiência a chance que cada produtor terá de melhorar o processo de qualidade e trabalhar esse crescimento em eventos, feiras e apresentando também para o mercado. O intuito do Sebrae é incentivar o crescimento da caprinocultura e fortalecer toda essa cadeia produtiva que gera negócios, turismo e novas oportunidades”, destacou.
“O uso da tecnologia no ambiente da caprinocultura tem a função estratégica de gerar mais resultados e possibilitar o estudo de novas práticas para impulsionar o que é produzido a partir do leite de cabra. Foi uma oportunidade ímpar essa capacitação. O Instituto de Laticínios Cândido Tostes tem 88 anos de trabalho com estudos na tecnologia do leite e seus derivados e esse curso chegou ao nosso estado como um divisor de águas. Quem participou teve acesso ao conhecimento de métodos importantes para o fortalecimento da sua atividade. O leite de cabra é um alimento rico e que pode fazer parte da mesa dos consumidores de diferentes formas”, explicou José Cavalcante, assistente do Sebrae/PB e que acompanhou o desenvolvimento da capacitação.
Nesta terça-feira (6), dia em que marcou o encerramento da capacitação, houve ainda a entrega de certificados aos participantes. A ação também contou com o apoio da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Senar/PB, INSA e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).