Os grupos que compõem a Liga Carnavalesca de João Pessoa estão se preparando para integrar o projeto ‘Caminhos da Tradição’, que está em desenvolvimento pelo Sebrae/PB. Entre os principais objetivos está a valorização da cultura pessoense, por meio da divulgação dessas manifestações artísticas históricas, e ainda a geração de emprego e renda para quem compõe os grupos.
Com o projeto ‘Caminhos da Tradição’ grupos de Ala Ursas, escolas de samba, orquestras de frevo, maracatu e tribos indígenas estão recebendo consultorias, participando de reuniões e visitas técnicas para que possam se capacitar para integrar o chamado turismo de experiência. A proposta é que os grupos se apresentem ao longo do ano em eventos, públicos ou privados, ofertem oficinas de dança e confecção de adereços, além da participação em debates.
De acordo com a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, a proposta é fazer com que esses grupos integrem o turismo criativo e ofereçam essa vivência cultural para quem visita João Pessoa. “São 44 agremiações carnavalescas e estamos com projeto piloto com dez, com e-book e vídeos que são ferramentas que podem ajudar a vender esse produto turístico nas redes sociais. Tudo isso estará bem estruturado nas redes sociais para que a rota Caminhos da Tradição possa gerar renda adicional o ano inteiro e não só nos cinco, sete dias de carnaval uma vez por ano”, reforçou.