Três iniciativas do Sebrae/PB foram reconhecidas no Prêmio Histórias de Quem Atende, promovido pelo Sebrae Nacional. Foram três vencedores na categoria Agentes e, desta vez, com destaque nacional para o 1º lugar nesta categoria, posição conquistada pelo consultor Sidnésio Moura. Além de Sidnésio, os Agentes de Roteiros Turísticos Alessandra Lontra e Jaime Souza foram consagrados vencedores na premiação.
“O Sebrae Paraíba é um verdadeiro celeiro de histórias inspiradoras, protagonizadas por quem está na linha de frente, atendendo com dedicação e comprometimento. São relatos que revelam o impacto real do nosso trabalho na vida dos empreendedores, no fortalecimento da economia local e na transformação de comunidades. Como gestora do Prêmio Histórias de Quem Atende na Paraíba, sinto um imenso orgulho e alegria ao ver três colegas nossos sendo reconhecidos nacionalmente. Eles representaram não apenas o nosso estado, mas também a essência do atendimento humanizado e transformador que praticamos diariamente”, Carla Bezerra, Gestora estadual do Prêmio Histórias de Quem Atende.
O Prêmio Histórias de Quem Atende, é um programa promovido pelo Sebrae Nacional que, além de reconhecer o trabalho de excelência desempenhado pelos colaboradores que atuam no atendimento aos clientes, promove inspiração e gera visibilidade a projetos que tem colaborado com o fortalecimento da economia e desenvolvimento das comunidades atendidas.
Confira as histórias vencedoras:
- O primeiro lugar da categoria Agentes, conquistado pelo consultor Sidnésio Moura, foi alcançado por meio da história: “Uma rota turística de Inclusão e Sociobiodiversidade em Mari, Paraíba.” O roteiro inovador une inclusão social, responsabilidade ambiental, apresentando a gastronomia e cultura local aos visitantes sem exclusão, pois a rota é um modelo de excelência em acessibilidade. Além disso, o roteiro apresentado foi um dos primeiros, dentre os roteiros turísticos da região, a nascer integralmente fundamentado nos princípios ESG. Dessa forma, o prêmio não reconhece apenas um projeto local, mas evidencia o compromisso do Sebrae em fomentar um turismo sustentável, acessível e economicamente viável.
- “Trilha Quilombola: Do Barro à Chita, em Dona Inês, PB” foi a história vencedora da Agente de Roteiros Turísticos Alessandra Lontra. A rota convida os visitantes a mergulharem numa experiência que evoca as raízes culturais do Quilombo Cruz da Menina. O roteiro proporciona uma imersão, seja por meio das oficinas de barro e de tranças, moda quilombola ou pelas rezas conduzidas pelas mulheres do território e almoço típico preparado coletivamente. Por fim, a comunidade recebe os turistas com um café quilombola para assistir ao pôr do sol, em clima de celebração, ao som da banda formada por jovens do quilombo, reafirmando a força da ancestralidade.
- “Rota das Uvas em Natuba, Turismo que brota do parreiral” – o Agente de Roteiro Turístico Jaime Souza Neto foi premiado ao apresentar um roteiro que mudou a realidade socioeconômica do município de Natuba. Em sua história, Jaime conta que, antes da rota, os agricultores chegaram a enfrentar uma crise econômica e estavam a ponto de desistir dos parreirais. Ao chegar na região, Jaime propôs um roteiro que transformaria essa realidade. A tradição da viticultura foi transformada em experiências de turismo rural. O roteiro oferece aos visitantes desde cafés da manhã entre os parreirais, até colheita e pisa de uvas, além da degustação e comercialização de geleias e vinhos artesanais. A rota é um sucesso e já recebeu mais de 80 mil turistas, desde sua criação até os dias atuais.
-