ASN PB
Compartilhe

Sebrae/PB projeta o futuro sustentável da Caatinga durante a Jornada Estratégica +50

Evento reuniu conselheiros, diretores, colaboradores e lideranças para planejar ações inovadoras para 2025, focando no potencial social, ambiental e econômico do bioma.
Por Michelle Farias
ASN PB
Compartilhe

O Sebrae/PB realizou nesta terça-feira (17) a Jornada Estratégica +50, com uma programação inspirada no Bioma Caatinga. Conselheiros, Diretoria, lideranças empresariais, parceiros e colaboradores participaram do evento que fez uma avaliação sobre 2024 e projetou novas ações para 2025, traçando estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável da Paraíba.

O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, destacou a atuação da instituição para formatar uma ação voltada para a caatinga, com avanços e melhorias. Para isso, ele frisou as parcerias estratégicas firmadas com o Governo do Estado, universidades e as entidades de desenvolvimento que compõem o Sistema S.

“Na nossa visão estratégica de mais 50 anos, nós temos que olhar também para os recortes do território paraibano e, por que não do Nordeste? A escolha vem pelo bioma da caatinga, que representa cerca de 95% do nosso território. Olhar para a caatinga com um processo de desenvolvimento nessa região que possa dar desenvolvimento com sustentabilidade econômica, social e ambiental. Olhar em uma dimensão plena, o lado humano e o potencial econômico que a região tem nos seus diversos segmentos”, afirmou o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim.

A Jornada Estratégica +50 destacou as riquezas ambientais, potencialidades econômicas e capacidades sociais da caatinga, promovendo a mobilização de lideranças para impulsionar um futuro sustentável. Além de histórias de empreendedores que transformam a realidade da região, o evento contou com palestra do governador João Azevedo sobre “Estratégias do Governo para o Desenvolvimento Sustentável da Paraíba”.

“Estamos participando com muito prazer a convite do Sebrae desse Fórum que discute não só o bioma caatinga, mas a forma com que a Paraíba pode ter um desenvolvimento sustentável. O Governo do Estado tem tido uma parceria extraordinária com o Sebrae ao longo dos últimos anos e isso se reflete nas diversas ações, seja nos grandes salões de artesanato, feiras de empreendedorismo. Isso tudo buscando com que o estado tenha desenvolvimento em todas as regiões. Participar de um evento como esse é fundamental”, pontuou o governador.

Diretoria do Sebrae/PB, o governador João Azevêdo e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (Foto: Sebrae/PB)

Por sua vez, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PB, Mário Borba, lembrou a riqueza do bioma caatinga e a diversidade do semiárido. “Chegou a vez do Nordeste, da Paraíba”, disse. Ele acrescentou ser de extrema importância discutir a gestão da caatinga. “As coisas acontecem nas zonas secas no mundo inteiro e não é na Paraíba ou no Nordeste brasileiro que não vai acontecer”, disse Mário Borba.

O paraibano Cláudio Marinho, da Porto Marinho, palestrou sobre “A Construção de Narrativas Sedutoras para Criação de Futuros do Bioma Caatinga”. A programação teve ainda palestra da professora Alecksandra Vieira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus Sumé, sobre o “Cenário do bioma da caatinga e suas perspectivas”.

Jornada Estratégica +50 (Foto: Epitácio Germano/SebraePB)

Os colaboradores do Sebrae/PB foram homenageados pelo desempenho alcançado ao longo de 2024, com premiações inspiradas na caatinga: Galo de Campina, Umbuzeiro, Jurema, Prática Jatobá e o Reconhecimento Sucupira.