O Sebrae/PB e o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) assinaram, na manhã desta sexta-feira (8), um acordo de cooperação técnica que oficializa a parceria entre as instituições, que já vem sendo realizada desde 2023. Uma das iniciativas que conta com a participação do Sebrae é o Centro Integrado da Justiça Social (Cijus), que funciona no Centro da cidade.
O acordo prevê a realização de ações de capacitação e formação continuada pelo Sebrae/PB. O público-alvo será de pessoas em situação de vulnerabilidade social que participam de projetos do TRT-13. Durante a assinatura do acordo, a equipe da Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos DIreitos Humanos (Aspros) do TRT-13 apresentou algumas iniciativas desenvolvidas pelo Regional, a exemplo do “Aquilomba, Paraíba – projeto de sustentabilidade e inovação social do TRT-13” e o “Ruas que Falam”.
Para o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, a assinatura do acordo representa um avanço nas relações institucionais com o TRT-13. “O Sebrae se junta a estas ações de inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade e, com o acordo, expande ainda mais as suas ações, olhando dentro de um contexto amplo e somando com as iniciativas capitaneadas pelo TRT. É uma soma de vontades e qualidades buscando grandes resultados para as comunidades”, frisou.
Por sua vez, o presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade, destacou a importância de um dos projetos promovidos pelo órgão – o “Ruas que Falam”. “Ouvimos depoimentos emocionantes de pessoas beneficiadas pela iniciativa, que é um projeto incrível e, por isso, queremos o Sebrae/PB junto. É muito importante incluirmos as pessoas em situação de vulnerabilidade social e tornar as instituições acessíveis. Muitas vezes, as pessoas olham para um órgão como o tribunal e ficam assustadas, pois não sabem o que é e não querem se aproximar. Mas, com esses projetos, estamos conseguindo derrubar os muros e diminuir esta distância com a população”, destacou. O encontro contou ainda com a participação da gerente jurídica do Sebrae/PB, Luana Passos, e da analista técnica responsável pelo atendimento ao público no Cijus, Rosário Brito.