O potencial da gastronomia paraibana trouxe para o estado a primeira edição do projeto Prazeres da Mesa, com o “Mesa ao Vivo Paraíba”, um dos maiores eventos do setor no Brasil. A programação começou nesta quinta-feira (4) e segue até esta sexta-feira (5), em João Pessoa, sendo realizada pelo governo do estado em parceria com o Sebrae/PB e outras instituições.
Com o tema “Cozinha Paraibana: Criativa, Armorial e Afetiva”, o intuito do Mesa ao Vivo Paraíba é mostrar a riqueza da culinária típica local aliada ao turismo de experiência e às vivências culturais que são integradas com a gastronomia. O diretor técnico e financeiro do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo, destacou a importância do setor para o crescimento turístico que o estado tem alcançado. “O setor de alimentos é um dos que mais gera emprego e renda no nosso estado e o turismo está diretamente relacionado. Através da gastronomia, quem visita a Paraíba também conhece um pouco da nossa cultura e tradição”, disse o diretor.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do estado e também membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PB, Rosália Lucas, reforçou a importância da realização desse evento como forma de mostrar a criatividade e identidade da culinária paraibana e também da economia criativa. “Vamos mostrar um pouco da riqueza cultural do nosso estado e, além disso, do nosso artesanato com objetos decorativos que vão à mesa e fazem parte das produções da economia criativa”, reforçou a secretária.
A abertura do Mesa ao Vivo Paraíba foi realizada com uma palestra do chef Alex Atala, no Sesc Centro. Ele contou um pouco da sua trajetória e lembrou que a gastronomia está diretamente ligada à arte e à cultura. “Não posso falar de gastronomia, sem falar de cultura. E a cultura se enriquece, se forma, não só das emoções, mas sobretudo da comunhão das artes”, disse.
Por sua vez, o organizador do evento, George Schneider, falou sobre a importância da união das instituições públicas e privadas em prol do crescimento da gastronomia local e reforçou os talentos da culinária paraibana que são reconhecidos no Brasil e no exterior. “A gastronomia de um estado só cresce quando há união e propósito. O Mesa Paraíba é para que o estado se mostre ao mundo. Precisamos levar a gastronomia daqui para o Brasil e para o mundo. Temos nomes incríveis aqui”, elogiou.
Programação: O evento inclui em sua programação palestras, aulas práticas, degustações e a Feira Farofa do Brasil, no Hotel Sesc Cabo Branco, além de dois Jantares Magnos – um na Casa Roccia, na capital, nesta quinta-feira, e outro na Estação Bananeiras, no sábado (5). Mais informações e inscrições no link: https://www.prazeresdamesa.com.br/mesa-ao-vivo-paraiba-2025/.
-