ASN PB Atualização
Compartilhe

Sebrae participa de solenidade do I Prêmio de Excelência Artesanal da Paraíba

Iniciativa da Prefeitura de João Pessoa contou com apoio da instituição que apoia produtores de todo o estado no desenvolvimento dos seus negócios
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Os artesãos paraibanos receberam mais um reconhecimento nesta quinta-feira (19), com a entrega de certificados do I Prêmio de Excelência Artesanal da Paraíba, realizado no Salão do Artesanato, em João Pessoa. A iniciativa é da Prefeitura de João Pessoa e contou com o apoio do Sebrae/PB. Foram 13 produtores homenageados vindos de diversas regiões do estado.

O prefeito Cícero Lucena enfatizou a qualidade dos trabalhos inscritos e elogiou o apoio do Sebrae e do Governo do Estado no incentivo ao artesanato. “Aqui está sendo premiado hoje o fruto do trabalho desses produtores. Esse evento juntamente com o Salão mostram que nós podemos fazer mais e melhor pelo artesão paraibano. Agradeço o apoio que o Sebrae tem nos dado para gerar oportunidade, qualificar e dar a chance de melhorar a vida de tantas pessoas com o artesanato”, disse o prefeito.

Para o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, a premiação reforçou a importância e originalidade do artesanato produzido na Paraíba. “Para o artesão, essa premiação é mais um reconhecimento público da qualidade do produto que ele faz. Para nós é gratificante ver que isso é o resultado de todo um trabalho que fizemos ao longo desses anos, de apoio ao artesão que está sendo reconhecido não só pela Prefeitura da Capital, mas por um ente nacional. Tudo aquilo que os artesãos fazem dialoga com o mundo. Por isso, vamos continuar apoiando e incentivando esses artistas”, frisou Luiz Alberto.

Entre os artesãos premiados no evento estava João Batista Barreto, que veio de Nova Palmeira e trabalha há mais de 20 anos produzindo peças decorativas em madeira. “Esse prêmio representa que o nosso trabalho tem valor. Ser escolhido e estar aqui é uma honra”, disse emocionado.

Outro produtor homenageado foi Armando Dantas, que produz algodão e fabrica as redes Santa Luzia, no Sertão do estado. Em sua fala, ele destacou a importância do Sebrae no apoio ao trabalho dos artesãos paraibanos. “Primeiro Deus, o nosso trabalho e depois o que temos aprendido com o Sebrae que sempre nos incentiva no empreendedorismo. Quero dedicar esse prêmio a todos os artesãos e produtores rurais, porque sem eles isso não aconteceria”, acrescentou o empreendedor, acrescentando que para este ano a meta é plantar 150 hectares de algodão para exportação.

Gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Marielza Rodriguez reforçou que o prêmio é uma mostra dos resultados positivos a partir da união entre os gestores públicos e instituições de fomento ao empreendedorismo e economia criativa, como o Sebrae. “O Salão do Artesanato abrigando esse prêmio vem chancelar uma parceria muito bacana que nunca antes havia sido possível, entre prefeitura, governo estadual e Sebrae. Unidos somos fortes, porque todos pensam o artesanato com muito carinho. Esse prêmio é exatamente para ter a ideia que a parceria se fortaleceu e o artesanato se beneficiou”, completou.

Vencedores – O Prêmio contou com cerca de 70 inscrições. Os artesãos premiados foram escolhidos por meio de votação popular e de júri técnico. São eles: Armando Adonias Dantas Filho; a dupla Cristiane Maranhão Galdino e Tereza Cristina Clemente dos Santos; Guariguazi de Lima Tavares; Ivania Moita Sá Barreto; Jerônimo Malaquias da Silva; João Batista Barreto; Jonas Emison Nogueira Gomes; José Damião de Sousa Júnior; Maria Aparecida Silva Sousa; Maria das Neves Paiva; Mayrles Emille Medeiros Sarmento; e Virgínia Bezerra Cavalcanti Dantas. Além do Sebrae/PB, a premiação teve o apoio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) e do Conselho Mundial de Artesanato para a América Latina.

Exposição e certificação – Todos os vencedores estão em destaque no Salão, em um stand exclusivo que reúne peças feitas por eles, além de painéis com uma pequena biografia sobre cada profissional. A exposição ficará disponível durante toda a programação do Salão. Além da participação no evento, os vencedores receberão Certificado de Premiação de Excelência Artesanal da Paraíba, com o endosso do WCC/LA – Conselho Mundial de Artesanato para a América Latina.