Um momento para debater o panorama da defesa nacional e promover a integração de instituições em prol de ações de fortalecimento da inovação com incentivo à pesquisa, tecnologia e startups. Assim foi o 5º Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação, realizado nessa quarta (21) e quinta-feira (22) pelo Exército Brasileiro, com apoio do Sebrae e de instituições públicas. Durante o evento, o Sebrae/PB apresentou um painel sobre fomento e empreendedorismo.
O evento teve uma programação diversificada, atraindo estudantes, pesquisadores de tecnologia e Inteligência Artificial, gestores públicos e empreendedores de startups. No painel sobre empreendedorismo, o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, e o membro do Conselho Deliberativo Estadual da instituição e presidente da Fapesq, Rangel Junior, apresentaram o cenário de oportunidades para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e aceleração de startups.
“Estimulamos a participação dos empreendedores e instituições dentro dos ecossistemas de inovação que criamos por toda a Paraíba. Atualmente, estamos com sete ecossistemas para que possamos montar uma base estruturada que envolve a todos, desde o governo, sociedade, ambiente empresarial e estudantes”, disse Luiz Alberto Amorim.
Após a apresentação do painel, o superintende do Sebrae/PB recebeu um diploma em reconhecimento a sua atuação em prol do desenvolvimento, da inovação e do fortalecimento do empreendedorismo no estado. A homenagem foi entregue pelo general de Divisão do Comando Militar do Nordeste, José Luiz Jaborandy Rodrigues.

Na abertura oficial do evento, o general do Comando Militar do Nordeste, Maurílio Miranda Netto Ribeiro falou sobre a união das instituições em organizar mais um congresso e o fortalecimento das parcerias para a atuação conjunta em prol da defesa nacional. “Este encontro foi idealizado em 2022 para atender a política nacional de defesa, no qual consta ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira nos assuntos da defesa nacional”, acrescentou.