ASN PB
Compartilhe

Sebrae Paraíba, com apoio da PMJP, dá início a curso para melhoria do artesanato nesta segunda (9) 

Capacitação formará multiplicadores no formato presencial 
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Com foco na formação de multiplicadores, teve início, nesta segunda-feira (9), o curso Melhoria do Artesanato Paraibano. Realizada pelo Sebrae Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, a capacitação está sendo promovida na modalidade presencial, com especial atenção a todos os cuidados relacionados aos protocolos de segurança. O curso seguirá com as atividades até o dia 27 deste mês. 

O objetivo da capacitação é a criação de uma nova oferta artesanal de referência cultural para João Pessoa, que é Cidade Criativa da Unesco. De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, foram selecionados 20 artesãos paraibanos, que passarão pela capacitação com conteúdos ministrados por designers convidados como Tulio Paracampos, do Ceará e cujo trabalho é focado em cerâmica, couro, madeira e estamparia; Laila Assef, da Bahia, que atua com escamas, fibras, sementes e reciclados; Renato Imbroisi, de São Paulo, que trabalha com bordados, rendas e trançados; e Lui lo Pumo, do Rio Grande do Sul e que também atua com bordados, rendas e trançados. 

“Proporcionar a melhoria do artesanato com formação de multiplicadores é a oportunidade de gerar a sustentabilidade do artesanato paraibano sem, contudo, perder a sua essência. Uma diversidade de tipologias que agrega valores culturais e gera atrativos únicos para o destino turístico, bem como fortalece a conectividade com outros setores econômicos da Paraíba”, afirmou Regina Amorim. 

Ela explicou, ainda, que os instrutores contribuirão para a transferência de técnicas de processos e de produtos para os artesãos locais, visando o incremento de sua capacidade de inovação e entrada em novos mercados. “Uma cidade criativa precisa se diferenciar nos detalhes, no conceito, no modelo de negócio, enfim, explorar criativamente cada dimensão do produto ou serviço oferecido. Esse projeto é um dos caminhos para atender esse propósito econômico, cultural e social”, enfatizou. 

De 9 a 13 de agosto, a capacitação ocorrerá em espaços como o Sebrae Paraíba e o Celeiro Espaço Criativo, e os artesãos participarão de palestras, oficinas e desafios em grupo. Já de 23 a 27 de agosto, está prevista a produção de modelos ou protótipos pelos artesãos com acompanhamento virtual dos convidados, com apresentação final no dia 27.