Disseminar, cada vez mais, a cultura empreendedora entre os jovens estudantes, como forma de mostrar múltiplos caminhos a seguir no futuro. Este é o objetivo do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, que firmou, no fim do ano passado, um convênio junto ao Sesc e Senac para aplicar as metodologias relacionadas à área educacional. A partir de fevereiro deste ano, os professores das duas instituições serão capacitados para, em seguida, repassar o conteúdo aos alunos.
Deverão ser beneficiados estudantes do Ensino Fundamental I, II e Médio, do Sesc, e do Ensino Profissionalizante do Senac, que terão acesso, respectivamente, a conteúdos da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), da metodologia Despertar e da disciplina de Empreendedorismo e Inovação. Todos os professores responsáveis por replicar as metodologias aos estudantes serão capacitados por instrutores do Sebrae Paraíba.
De acordo com a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, ao final da aplicação dos conteúdos aos estudantes, o resultado obtido será mostrado à comunidade escolar por meio de uma feira de empreendedorismo. “É nesse momento que eles colocarão em prática os conceitos e assuntos vistos durante o ano, em sala de aula, e demonstrarão o comportamento empreendedor assimilado. Será a concretização do trabalho feito”, enfatizou.
Conforme Medeiros, é importante expandir os conceitos de empreendedorismo, especialmente aos estudantes jovens. “Eles poderão realmente vislumbrar novas possibilidades sob o olhar do empreendedorismo, além de começar a pensar em como mudar a realidade da própria vida e da comunidade onde estão inseridos. Também é importante aos estudantes que estão se profissionalizando e buscando já uma colocação no mercado de trabalho”, destacou.
