Um verdadeiro passeio pela cultura e arte da economia criativa. Assim é o Salão do Artesanato da Paraíba, que começou nessa sexta-feira (10) e segue até o dia 2 de fevereiro, na praia de Tambaú, em João Pessoa. O evento, que é realizado pelo Sebrae/PB e Governo do Estado, homenageia este ano os artesãos que trabalham com o papel e apresentam uma diversidade de produtos ao público.
A artesão Socorro Souza trabalha há 26 anos produzindo peças utilizando papel feito a partir da fibra de carnaúba, bananeira, coroa do abacaxi e, mais recentemente, da casca do coco. Ela está entre os dez artistas homenageados esse ano no salão e falou sobre a importância desse reconhecimento dos organizadores para com os artistas. “Me senti muito honrada e para mim é uma alegria fazer as pessoas conhecerem a nossa arte”, falou a empreendedora.
Artesãs e artesãos como Socorro, que são empreendedores do segmento da economia criativa, têm no Salão do Artesanato a oportunidade de ganhar mais visibilidade e aumentar a renda. Para isso, centenas deles participam de cursos, eventos e capacitações oferecidas pelo Sebrae/PB durante o ano inteiro, conforme destacou o diretor técnico da instituição, Lucélio Cartaxo. “Um evento como esse é um desafio muito grande. O Sebrae tem capacitado essas pessoas para que elas participem de eventos como esse e de outros pelo Brasil, mostrando sua arte e alcançando sucesso em seus negócios. O papel do Sebrae é estimular esses empreendedores”, disse.
O governador João Azevedo reforçou a importância do artesanato, produzido principalmente por pequenos empreendedores, para a economia do estado. Durante o evento, ele autorizou a concessão de uma linha de crédito do programa Empreender PB especialmente para 100 artesãos que estão participando do salão. “É fundamental a gente entender que o artesanato é um segmento econômico extremamente forte e que tem feito com que a Paraíba seja divulgada até fora do Brasil. É um segmento que além de mostrar a nossa cultura e arte, tem importância econômica para o estado”, acrescentou o gestor.
Em sua 39ª edição, o Salão do Artesanato vai realizar o Prêmio de Excelência Artesanal, proposto pelo Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo (Labin). Serão selecionadas dez peças artesanais, entre todas as tipologias, com o selo de Excelência Artesanal, tendo como principais requisitos acabamento e sustentabilidade.
A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba, Marielza Rodriguez, falou sobre o crescimento do evento, que tem duas edições por ano, sendo realizado em João Pessoa e em Campina Grande. “São muitas mentes e mãos envolvidas nessa corrente do bem que é o artesanato. São inúmeros parceiros juntamente com o Sebrae para fazer com que esse salão aconteça e os empreendedores tenham todos os anos a oportunidade de melhorar seus negócios”, disse Marielza.
Entre as autoridades que participaram da abertura do salão, estavam presentes ainda o diretor financeiro do Sebrae/PB, Neto Franca, e a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do estado, também membro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Rosália Lucas.
Serviço:
39º Salão do Artesanato Paraibano
Data: até 2 de fevereiro de 2025
Horário: das 16h às 22h (todos os dias)
Local: estacionamento do Hotel Tambaú (Avenida Almirante Tamandaré, 229 – Tambaú – João Pessoa)
Entrada gratuita e doação de 1kg de alimento não perecível