ASN PB
Compartilhe

Sebrae capacita atores do ecossistema de inovação de Campina Grande

Metodologia on-line, desenvolvida e aplicada pelo Sebrae Nacional, aborda aspectos que unem inovação e desenvolvimento local
Por Redação
ASN PB
Compartilhe
 
Identificar as potencialidades e vocações de Campina Grande, de modo a contribuir, por meio da inovação, com o desenvolvimento econômico e social da cidade. Essa é a proposta de um grupo de trabalho criado este ano por diversos atores e instituições do ecossistema de inovação da cidade, entre elas o Sebrae Paraíba, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo, da tecnologia e das vocações econômicas da Rainha da Borborema, ajudando a planejar a cidade para o futuro.
 
Iniciadas em fevereiro deste ano, as atividades do grupo de trabalho têm como objetivo apresentar, até o mês de novembro, um documento que reunirá diversas informações e subsídios capazes de nortear a elaboração de um plano estratégico de inovação para o município. Como parte desse trabalho, 18 pessoas que integram o ecossistema de inovação da cidade estão participando, até a primeira quinzena de junho, de uma capacitação realizada pela Universidade Corporativa do Sebrae.  
 
A metodologia, desenvolvida e aplicada pelo Sebrae Nacional, aborda temas que integram inovação e desenvolvimento local. De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Ivana Sena, os 18 participantes representam as instituições e empresas que fazem parte do grupo de trabalho criado este ano e estão realizando a capacitação para que, a partir dos conhecimentos adquiridos, possam promover uma pesquisa de campo, que vai auxiliar na identificação das potencialidades e vocações econômicas da cidade.
 
Conforme a analista, uma vez realizada a pesquisa, as informações levantadas pelos atores do ecossistema servirão como subsídio, em conjunto com outros dados, para a elaboração do documento final.
 
“Acreditamos que capacitar os atores é torná-los detentores do conhecimento. Como o objetivo principal é a consolidação do ecossistema, ninguém melhor que seus membros para estruturar o próprio plano, definir a estrutura de gestão e construir juntos um planejamento do ecossistema”, afirma a analista técnica do Sebrae Paraíba, Ivana Sena.
 

Ecossistema de inovação – Um ecossistema de inovação pode ser entendido como um conjunto de relações que se formam entre atores ou entidades que estão envolvidos para viabilizar o desenvolvimento tecnológico e a inovação.