O evento tem programação diurna e é realizado em comemoração aos 15 anos do CDSA
O Pacto Novo Cariri, uma espécie de consórcio intermunicipal, será apresentado no auditório Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) nesta quinta-feira (26). O palestrante Arnaldo Júnior Farias apresentará o Pacto com o tema “Desenvolvimento Econômico e Social e a Competitividade de Municípios no Semiárido Brasileiro – papel da gestão pública e da Academia”.
O evento tem programação diurna e é realizado em comemoração aos 15 anos do CDSA. A gerente da agência do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, contou sobre o conceito do Pacto Novo Cariri e citou algumas ações que foram resultados dessa união de forças no território.
“Nós do Sebrae estamos trazendo aí a pauta do Pacto Novo Cariri, com todas as questões que esse consórcio já provocou. O Pacto foi criado em 2000 e conseguiu reunir, neste primeiro momento, os 33 municípios do território. Houve aumento na produtividade leiteira caprina com esse Pacto. Houve os primeiros projetos de desenvolvimento do turismo rural e a união também de vários setores e instituições para que tudo isso acontecesse. Vamos apresentar esse cenário de inovações de tecnologias para o semiárido pensando no futuro da região”, detalhou.
Outra palestra que o Sebrae apresentará neste evento será uma mesa redonda com o tema “O Cariri 2023 – Transformando realidades do semiárido”, do mestre em Robótica (UFPB), Carlos Novinho. Ele é CEO e fundador da AVATI, uma consultoria de Inovação Aberta e software de gestão de P&D para corporações. Com MBI em Hidrogênio Verde pelo CIMATEC – SENAI BA e foi intercambista pelo programa ‘Ciência sem Fronteiras’ pela Technical University of Munich, na Alemanha.