Com uma programação que abarca diversos ramos conectados à área da saúde, incluindo saúde digital, telemedicina, empreendedorismo e marketing de influência, o Saúde Summit 2021, realizado pelo Sebrae Paraíba e a Luz Criações, teve início nesta quarta-feira (24). O evento, que está em sua terceira edição, está sendo feito na modalidade híbrida, totalmente gratuito, com a parte presencial ocorrendo no auditório do Sindicato dos Contabilistas, no Liv Mall Shopping.
A abertura oficial do evento contou com uma mesa sobre o tema “Mente saudável: em dia com a saúde mental”, debatido pelo psiquiatra forense José Brasileiro Dourado Júnior; pelo psicólogo clínico Augusto Vaz; e pela psicóloga corporativa, Simone Quíron. Para o psiquiatra José Brasileiro, a saúde mental é integral e envolve aspectos físicos, ambientais, sociais, psicológicos e espirituais. “O adoecimento, portanto, advém da quebra em algum desses pontos, podendo provocar doenças que vão desde estafas e burnout até depressão e ansiedade. A pandemia da Covid-19, por exemplo, foi comprovadamente um grande fator de adoecimento mental”, frisou.
Por sua vez, a psicóloga Simone Quíron destacou que o retorno às atividades pré-pandêmicas enseja maior cuidado com a saúde mental. “Neste sentido, pode-se recorrer aos aspectos lúdicos, tais como leitura e jogos, e aos desportivos, a exemplo de dança, exercícios aeróbicos, yoga e tai chi chuan. A saúde mental precisa ser cuidada sempre”, enfatizou. Já o psicólogo Augusto Vaz, em participação virtual, pontuou que “é preciso ter empatia e atentar aos sentimentos, muitas vezes negligenciados quando se fala em saúde mental”.
Na sequência, foi promovida a mesa “Saúde Digital: transformação digital a serviço da vida”, com o diretor geral do Hospital Napoleão Laureano, oncologista Thiago Lins; o co-fundador e CEO da Neoron, Miguel Isoni; o diretor geral do Doc24, Fernando Ferrari; e a co-fundadora da KPMG & Distrito Leap, Thammy Marcato. O oncologista salientou a necessidade de compartilhar com a comunidade portadora de câncer os avanços relacionados à saúde digital.
“Para além do uso da tecnologia em exames de diagnóstico precoce e de precisão, que vão desde testes sorológicos a exames de imagem, existe a telemedicina, que não se resume a uma conversa no WhatsApp. A telemedicina pode auxiliar na coleta de exames, por exemplo, evitando consultas de repetição e favorecendo a economicidade. Ainda, sob uma perspectiva de cura, a tecnologia pode oferecer procedimentos mais precisos que ajudem nessa busca dos pacientes”, afirmou o médico.
Saúde Summit – O evento segue com programação híbrida nesta quinta-feira (25), com mesas no turno da tarde, a partir das 14h até as 16h, e da noite, com debates iniciando às 19h. Já no dia seguinte, a programação terá início às 9h, com o último debate marcado para as 17h. Nestes dois dias, serão discutidos temas como questões contábeis para empresas na área de saúde, oportunidade de empreendedorismo na área de saúde, desafios para a formação de gestores líderes em saúde, saúde e bem-estar, marketing de influência na nutrição, entre outros.
“Desde 2019, o Sebrae Paraíba e a Luz Criações estão realizando o Saúde Summit, que registrou mais de duas mil inscrições para a parte on-line do evento”, destacou o gerente da agência Sul do Sebrae Paraíba, Cláudio Soares. O evento, voltado para empreendedores e profissionais da área, reúne grandes nomes do mercado com o objetivo de debater as tendências e desafios do setor.
