ASN PB
Compartilhe

Regularização: Produtores rurais do Brejo receberão licença ambiental na próxima terça (24)

Ao todo, 10 donos de pequenos negócios serão beneficiados. Produtores integram Projeto Aquicultura Paraíba, do Sebrae 
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Dez produtores rurais do Brejo paraibano que integram o projeto Aquicultura Paraíba, promovido pelo Sebrae Paraíba, receberão, na próxima terça-feira (24), a licença ambiental e a outorga de uso da água. Tratam-se de procedimentos que compõem a regularização ambiental e, portanto, os produtores estarão legalizados neste aspecto, podendo atuar na área da aquicultura. Com as entregas, conforme levantamento do Sebrae Paraíba, 85% dos empreendimentos localizados na Região estão regularizados com a licença ambiental e outorga do uso de água. 

Em funcionamento desde 2015, o projeto Aquicultura Paraíba já contribuiu diretamente com a regularização ambiental de mais de 50 empreendimentos rurais do Brejo do estado, seja através do fornecimento de consultorias, seja por meio de efetivo diálogo junto a instituições como a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), responsável por conceder a licença ambiental, a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), que emite a outorga de uso de água, e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). 

A consultoria feita por meio do projeto dura, em média, seis meses, sendo que somente a triagem e atualização dos documentos dos produtores e dos empreendimentos rurais leva cerca de três a quatro meses. Por sua vez, o tempo da análise documental feita pelas instituições responsáveis é de aproximadamente dois a três meses. As dez propriedades que receberam a licença ambiental e outorga do uso de água têm foco na criação de tilápia e camarão. 

De acordo com o gestor do projeto, Jucieux Palmeira, uma das principais vantagens da regularização ambiental é a possibilidade de os donos do empreendimento rural terem acesso a financiamento junto a instituições bancárias. Ou seja, o produtor rural só tem acesso a crédito se possuir a outorga de uso de água e a licença ambiental. “Isso é muito importante porque gera impacto econômico grande na Paraíba e fortalece a piscicultura e carcinicultura no estado. Cada propriedade legalizada pode obter financiamento para implementar tecnologias na sua propriedade, por exemplo, ou realizar outras melhorias, representando importante fonte de geração de renda”, frisou. 

A entrega dos documentos aos dez produtores rurais será realizada na próxima terça-feira (24), às 9h, com a presença do diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, a gerente do Sebrae em Guarabira, Jacy Viana, o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda, o gestor do projeto Aquicultura Paraíba, Jucieux Palmeira, o consultor Ruy Trombeta, e representantes de instituições parceiras. “As expectativas são as melhores possíveis. Com a regularização, eles poderão trabalhar de forma mais segura e correta, o que é o mais importante”, destacou Palmeira.