ASN PB
Compartilhe

Prove Paraíba: projeto promove conexão gastronômica e cultural entre empreendimentos de Bananeiras 

Realização do Sebrae Paraíba e Cantaloupe, iniciativa foi apresentada a jornalistas e influenciadores neste final de semana 
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Uma Bananeiras ainda melhor, focada em proporcionar um rico turismo de experiência aos turistas, que estão, cada vez mais, exigentes com as vivências e equipamentos visitados. Esta é a proposta do projeto Prove Paraíba, realizado pelo Sebrae Paraíba através de consultoria feita pela Cantaloupe, e que atendeu 20 empresários da cidade e proximidades. No último fim de semana, o conjunto de inovações e melhorias feito junto aos empreendimentos foi apresentado a jornalistas, influenciadores e demais parceiros e apoiadores do projeto. 

A gerente do Sebrae Paraíba em Guarabira, Jacy Viana, explicou que a consultoria para implementar o turismo de experiência foi realizada nos meses de setembro e outubro deste ano após o mapeamento das empresas que poderiam integrar a iniciativa. Vinte empresários da área de gastronomia foram atendidos durante o projeto, que contou com diferentes recomendações e sugestões para cada um.  

“O intuito é conectar estes empresários, que muitas vezes ficam isolados, com cada um fazendo a sua parte, e mostrar o que Bananeiras tem de melhor em termos de gastronomia e cultura. Para isso, fizemos uma reunião de apresentação do projeto, que foi muito bem aceito e, em seguida, visitamos cada um deles para identificar as dificuldades e verificar o que poderiam fazer de diferente para atender ao turista que visita a região”, afirmou a gerente, acrescentando que o apoio da Secretaria de Turismo de Bananeiras também foi fundamental para o sucesso da empreitada. 

De acordo com a consultora contratada pelo Sebrae Paraíba, Marina Sá, a implementação do projeto Prove Paraíba também foi possível devido às parcerias firmadas com empresários que acreditam no potencial da região e da iniciativa. “A realização da consultoria possibilitou melhorar, ainda mais, as experiências turísticas e gastronômicas de Bananeiras”, salientou. 

Roteiro – Entre os equipamentos visitados pelo grupo de jornalistas e influenciadores estão Estação Bananeiras, uma pousada que funciona na histórica estação de trem da cidade; engenhos Baixa Verde, onde o grupo foi recebido com uma apresentação de teatro e um café colonial, e Cobiçada, onde foi realizada uma degustação de cachaças; Pesque e Pague, que contará com equipamentos de turismo de aventura, a exemplo de tirolesa e parede de escalada; restaurantes Terraço Lisboa e Divino Fogão; e o condomínio Montellier, onde se pode assistir a um belo pôr do sol. 

Um dos empresários atendidos pelo projeto Prove Paraíba foi Geraldo Espínola, dono do engenho Baixa Verde, localizado em Serraria. Ele contou que abriu recentemente para visitação turística e uma das inovações que fez foi a parceria com o grupo de teatro Camucá, que promove uma visita teatralizada, com personagens relacionados à história do engenho. “Temos mais projetos para o local. Pretendemos manter a área histórica e de conservação, mas também queremos fazer chalés individuais, para que as pessoas possam ter a experiência do ambiente de campo. Estamos buscando oportunidades e negócios que cabem aqui dentro”, afirmou. No local, que era uma fazenda de café, também se produz rapadura, mel, açúcar mascavo, leite e queijo.