ASN PB
Compartilhe

Projetos criativos e distritos criativos são debatidos em seminário nesta quinta (17) no Sebrae PB

Gestora de turismo e economia criativa da instituição participou do evento, que é promovido pela Prefeitura de João Pessoa
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Como a economia criativa pode contribuir para o desenvolvimento econômico de um local? Esta questão direcionou os debates realizados na tarde desta quinta-feira (17) durante o Seminário Técnico Projetos Criativos e Distritos Criativos, promovido no auditório do Sebrae Paraíba dentro da programação do Festival de Verão Cidades Criativas. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, conta com apoio do Sebrae e a programação se estende até o próximo sábado (19).


A gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, explicou a importância de um ambiente atrativo para conquistar negócios. Neste sentido, os distritos criativos nascem diante da necessidade de se criar oportunidades iguais de desenvolvimento territorial através da concentração de negócios colaborativos em um mesmo espaço.


“A criação de distritos criativos transforma áreas degradadas em um lugar atraente que possa ser ocupado por expressiva concentração cultural de negócios com este foco. Além disso, proporciona facilidades e opções de consumo, amplia o relacionamento entre os artistas e integra os talentos criativos locais de áreas como música, gastronomia, cinema, artes cênicas, artes visuais, entre outros”, afirmou, acrescentando que, para isso, é importante a conjugação de objetivos entre o poder público e os próprios artistas de determinada localidade.


Participaram, também, do seminário, representantes da PMJP, consultores e especialistas ligados à economia criativa. A programação de seminários conta, ainda, com evento previsto para esta sexta-feira (18), com discussão do tópico “Cidades criativas: perspectivas e soluções” e participação de representantes das cidades criativas do Brasil. Na ocasião haverá, também, o lançamento da plataforma Radar de Inteligência Turística de João Pessoa.


O Festival de Verão Cidades Criativas contempla dança, música, teatro, culturas populares, oficinas, intervenção urbana, gastronomia e artesanato. Durante cinco dias, a cidade vai respirar cultura através de uma programação diversificada, que envolve, ainda, cinema, literatura, artes visuais e a participação de representantes dos 12 municípios que integram o programa da Unesco no Brasil.
O evento integra as diversas modalidades culturais existentes em João Pessoa com as cidades que são selo Cidades Criativas com ações que visam fortalecer todas as culturas da cidade, trabalhando, também, a capacitação com oficinas e cursos.