ASN PB Atualização
Compartilhe

Programa Mulheres Mil: IFPB e Sebrae entregam certificação e incentivam grupo feminino com curso de formação continuada

Iniciativa beneficiou mulheres de comunidade cigana na região do município de Sousa e teve o objetivo de incentivar o empreendedorismo
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Com a proposta de fortalecer o surgimento de oportunidades voltadas à formação profissional e estimular o empoderamento feminino com foco no mercado de trabalho, Sebrae/PB e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) realizaram, na tarde dessa quarta-feira (19), a entrega de certificados para um grupo de mulheres que foi contemplado com o desenvolvimento de um curso de formação continuada na área de salgateria.

A iniciativa, que aconteceu através da execução do Programa Mulheres Mil, beneficiou mulheres da cidade de Sousa, na região do sertão do estado. Além de aulas práticas, as participantes que fazem parte de uma comunidade cigana na região, tiveram acesso a conteúdos como a importância do atendimento ao cliente, comportamento do consumidor e marketing digital.

Conforme o analista técnico do Sebrae/PB, Fabrício Vitorino, o curso além de oportunizar o público feminino, buscou também despertar o olhar direcionado ao empreendedorismo. Segundo ele, através dessa ação, o programa tem o intuito de incentivar e apoiar o surgimento de novas empreendedoras. “A capacitação técnica em salgadeira é uma chance de conhecimento para que o grupo possa empreender nessa área e gerar renda oriunda dessa iniciativa”, explicou.

Joselma Mendes, professora e responsável pela execução do programa no campus do IFPB na cidade de Sousa, lembrou que a iniciativa uniu o processo de educação ao trabalho e gerou uma experiência de conhecimento estratégica para as mulheres. “O programa teve a finalidade de unir a educação ao trabalho, buscando oportunidades de acesso às ações educacionais, assim como a elevação da escolaridade e a inclusão e permanência no mundo do trabalho”, destacou.

Outro aspecto importante desenvolvido ao longo da formação com o grupo se concentrou no processo de atividades como a resolução de problemas de maneira eficiente, capacidade de identificar e avaliar oportunidades de mercado, análise da competitividade e preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade, tendo como consequência a melhoria da qualidade de vida familiar e comunitária através da geração de renda.