-
O Sebrae prorrogou, em todo o Brasil, o prazo das inscrições para a 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Com a mudança, é possível participar desta edição até o dia 8 de outubro. A decisão foi adotada em decorrência do cenário de retomada das aulas presenciais em alguns estados, o que exige, nesse momento, um esforço redobrado de professores para o acompanhamento dos estudantes e elaboração de novas estratégias pedagógicas.
O objetivo do prêmio é estimular e reconhecer as melhores práticas de professores do ensino fundamental, médio, superior e técnico, em todo o país, valorizando os trabalhos dos profissionais mais engajados. Para isso, em 2021, a iniciativa traz algumas novidades, como a concessão de uma bolsa integral do MBA de Educação Empreendedora 5.0, da Escola Superior de Empreendedorismo, para todos os vencedores das etapas estaduais do prêmio.
Já os projetos vencedores da etapa final ganharão a bolsa para o MBA, o direito de participar de uma missão técnica nacional totalmente custeada pelo Sebrae, além de terem suas práticas educacionais divulgadas nacionalmente. Para participar do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, os professores interessados devem acessar o site da iniciativa (https://premiosebrae.prosas.com.br/), onde é possível conferir os detalhes do regulamento e preencher o formulário de inscrição.
Podem participar projetos de todo o país que foram implementados entre maio de 2019 e junho de 2021. Entre os critérios de avaliação, estão a criatividade, inovação, uso de metodologias ativas para resolver problemas reais, promoção do protagonismo dos estudantes e impacto na realidade das instituições de ensino e da comunidade. Assim como na edição anterior, de 2019, o Prêmio terá uma etapa estadual e outra nacional.
“O Sebrae entende a importância de, através do prêmio, reconhecer as melhores práticas dos professores, uma vez que eles estão formando uma nova cultura empreendedora nas escolas, fazendo com que os estudantes tenham um novo olhar para o mercado de trabalho e, também, tenham a cultura empreendedora implementada em seu dia a dia. Esse trabalho, com certeza, fará uma diferença significativa no futuro desses jovens enquanto profissionais e como pessoas, para que eles possam fazer a diferença na sua vida e na da comunidade em que estão inseridos”, explicou a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros.
