ASN PB
Compartilhe

Prêmio Nacional de Inovação recebe inscrições até 16 de novembro 

Promovida pela Mobilização Empresarial pela Inovação, iniciativa tem a execução do Sebrae e da Confederação Nacional da Indústria  
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Estão abertas até o dia 16 de novembro as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) irão premiar as melhores práticas de inovação de empresas de todos os portes e de ecossistemas de inovação. As inscrições poderão ser realizadas por meio do site do Prêmio, no endereço https://www.premiodeinovacao.com.br. O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

O Prêmio Nacional de Inovação destina-se às empresas industriais, aos pequenos negócios de todos os setores e aos ecossistemas de inovação de todo o território nacional. As empresas irão concorrer nas categorias de Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação. O Prêmio conta ainda com uma categoria para reconhecer os ecossistemas de inovação. Além desses grupos, as empresas concorrem a um reconhecimento para as práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST), que poderá ser concedido para uma empresa finalista em cada modalidade. 

Para a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio, o Prêmio é considerado uma vitrine para as empresas mostrarem ao Brasil e ao mundo o que estão desenvolvendo. “Reconhecer o trabalho que tem sido desenvolvido pelas empresas no âmbito de pesquisas, tecnologia e inovação é fundamental. Queremos tornar público as boas práticas que têm sido desenvolvidas pelas empresas e durante a pandemia muitas empresas precisaram se reinventar através da inovação”, destacou. 

Os vencedores serão anunciados no dia 8 de março de 2022. A premiação inclui participação em duas imersões em ecossistemas de inovação, sendo uma nacional e outra internacional, além de vagas no curso de Master in Business Innovation (MBI) do Senai. Devido à pandemia da Covid-19, o processo de avaliação será todo on-line e a etapa de validação, que antes era realizada por meio de visitas in loco nas instalações dos semifinalistas, será feita de forma virtual. 

“O Prêmio Nacional de Inovação é o grande ‘Oscar’ para as empresas brasileiras. É o momento de celebrar e reconhecer os empreendedores e ecossistemas que se diferenciaram durante esses dois últimos anos, tão desafiadores para a economia e para os pequenos negócios”, ressaltou o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick.

Sobre o Prêmio Nacional de Inovação 

O Prêmio Nacional de Inovação é voltado para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviços ou do agronegócio. A premiação não avalia projetos, mas sim a capacidade de inovação das empresas e ecossistemas, portanto, não é necessário inscrever um projeto específico de inovação para cada categoria. 

Além disso, de acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Cláudia Pereira, o prêmio é uma importante ferramenta para reconhecer e proporcionar visibilidade às empresas que, por meio de práticas inovadoras, conseguem se diferenciar da concorrência e se destacar no mercado. “Ao implementar uma gestão com foco na inovação, as empresas aprimoram seus processos e entregam produtos e serviços de forma otimizada e sem retrabalho. Dessa forma, o desenvolvimento de um modelo de inovação organizacional é fundamental para criar valor para o negócio e ainda ganhar maior competitividade no mercado”, enfatizou a analista.  

Regulamento 

Nesta edição, uma das novidades é a categoria destinada aos Ecossistemas de Inovação, que vai premiar redes de cooperação locais, que integram organizações da hélice tripla e que têm a inovação como elo. Também há novidades relacionadas à atualização do Manual de Oslo que impactam o regulamento. No ato da inscrição, todas as empresas devem preencher um questionário obrigatório, sendo possível concorrer simultaneamente às categorias de inovação em produto, processo e sustentabilidade. Caso haja interesse na candidatura à de Gestão da Inovação, é preciso preencher um questionário adicional. 

Ainda de acordo com o regulamento, a empresa se inscreve uma única vez e a metodologia identifica sua aderência nas categorias. Já a inscrição dos ecossistemas de inovação deve ser feita uma para cada município do país, e a metodologia de avaliação irá enquadrá-la em uma das modalidades.