ASN PB Atualização
Compartilhe

Prêmio Educador Transformador: inscrições para a edição deste ano se encerram em cinco de fevereiro

Promovida pelo Sebrae e parceiros, iniciativa busca valorizar e divulgar projetos inovadores voltados à educação empreendedora
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Os professores interessados em participar da 2ª edição do Prêmio Educador Transformador têm até a próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro, para efetuar a sua inscrição. A premiação é correalizada pelo Sebrae, Bett Brasil e pelo Instituto Significare. O principal objetivo é identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais inovadores e transformadores, implementados por professores de todo o Brasil, que sejam voltados ao fortalecimento da educação empreendedora.

De acordo com o regulamento, disponível no endereço eletrônico https://educadortransformador.com.br/, serão aceitos para a edição deste ano projetos desenvolvidos pelos professores entre 2021 e 2023, que sejam vinculados com instituições de ensino. Os formatos admitidos são diversos, contemplando desde estudos e cursos, até jogos, desafios, apresentações, competições, produtos e serviços.

Outro ponto importante é que cada professor participante pode inscrever, no site oficial, um ou mais projetos, nas sete categorias disponibilizadas pelo prêmio. São elas: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano); Ensino Médio; Educação Profissional; Educação Superior; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ainda conforme o regulamento, a disputa deste ano vai contar com a realização de etapas estaduais, regionais e nacional. Já o anúncio dos vencedores na etapa final está previsto para o fim de abril, durante a 29ª edição do Congresso Internacional Bett Brasil, que acontecerá em São Paulo. Os três primeiros colocados em cada uma das sete categorias receberão certificado de participação. Por sua vez, o primeiro colocado em cada uma delas receberá troféu, pacote de participação em missão nacional para um evento de educação e um notebook.

Conforme ressalta a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, a principal missão do prêmio é inspirar, através dos projetos apresentados, outros professores de todo o país, demonstrando o poder transformador da educação empreendedora.

“O objetivo do Prêmio Educador Transformador é relatar histórias inspiradoras, de empreendedorismo e de inovação, fazendo com que os alunos possam, por meio desses projetos, perceber realmente a transformação através da educação. São projetos que, muitas vezes, não ocorrem através de grandes feitos, mas sim através da simplicidade, que na educação é algo que tem o poder de transformar realidades”, enfatizou a gerente.

Sobre o prêmio – Criado para proporcionar visibilidade à educação empreendedora, e a sua importância na formação pessoal e profissional dos alunos, o Prêmio Educador Transformador realizou a sua primeira edição em 2023. Na ocasião, foram inscritos 2,9 mil projetos em todo o Brasil, dos quais sete foram reconhecidos como os melhores do país.

Um desses projetos, que foi o ganhador da categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é da professora da rede municipal de ensino de Campina Grande, Cláudia Carneiro, da Escola Municipal Félix Araújo. Intitulado “O Protagonismo Infantil na Efetivação da Agenda 2030 – Estudos sobre Sustentabilidade”, o projeto consiste na abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma prática e tecnológica, com a utilização de kits de robótica.

A partir desse material, a turma de Cláudia Carneiro montou protótipos de uma roda gigante e de um ventilador, que passaram a funcionar graças à energia solar, em uma aula em que os alunos puderam aprender, na prática, sobre o ODS 7 (Energia limpa e acessível). “Esse prêmio serviu de estímulo para trabalhar a potencialidade do projeto. Receber esse reconhecimento vindo do Sebrae e de outras instituições que valorizam os educadores é algo que representa muito para incentivar ainda mais a categoria docente em projetos voltados à inovação e sustentabilidade”, destacou a professora.