ASN PB
Compartilhe

Prazo para enviar Declaração Anual do Simples Nacional se encerra nesta segunda (31)

Sebrae Paraíba alerta para multa em caso de atraso no envio do documento
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Os microempreendedores individuais que ainda não fizeram a Declaração Anual do Simples Nacional para o MEI (DASN-SIMEI) têm até esta segunda-feira (31) para efetuar a entrega do documento. A declaração é referente ao exercício 2020 e, até 31 de dezembro de 2020, conforme dados do Sebrae Paraíba, o estado contava com 153.806 MEIs registrados e que devem declarar seu faturamento anual.  

Até o último dia 24, de acordo com os dados mais atualizados da Receita Federal, menos de metade dos microempreendedores individuais (45,2%) paraibanos haviam enviado a declaração. Isso significa que apenas 69.521 MEIs com cadastro ativo na Paraíba estavam quites com o órgão federal até a semana passada. O envio da DASN-SIMEI, também conhecida como Declaração Anual de Faturamento, é uma das obrigações e responsabilidades que o MEI deve apresentar anualmente. 

A analista técnica do Sebrae Paraíba, Rosário Brito, alertou para a importância do envio da declaração anual. “É muito importante o MEI fazer a entrega da DASN-SIMEI porque, além de comprovar a regularidade de sua empresa com as obrigações tributárias, caso o empreendedor solicite algum financiamento ou abra uma conta jurídica, todas as instituições financeiras pedem a declaração como comprovante de renda”, explicou. 

Além disso, a analista afirmou que a declaração de faturamento anual, como a DASN-SIMEI é mais conhecida, serve, também, como comprovante para os MEIs que precisarem locar um imóvel. “Então, não percam essa oportunidade de regularizar sua situação apresentando a declaração no prazo solicitado pela Receita Federal”, destacou. A declaração deverá ser preenchida na página do Portal do Empreendedor na internet (https://www.portaldoempreendedor.gov.br) e caso o MEI não entregue o documento no prazo estipulado pela Receita Federal, ficará sujeito ao pagamento de multa no valor mínimo de R$ 50,00.