Implementar os protocolos de segurança definidos pelo poder público tem se mostrado cada vez mais como uma atitude necessária não só para estar de acordo com as medidas vigentes e não sofrer nenhuma punição, mas, também, para dar segurança ao cliente e, com isso, reconquistar seu público-alvo. Na Paraíba, pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que 62% dos empreendedores conhecem essas medidas e já implementaram e 25% conhecem e estão implementando. Por outro lado, 4% dos entrevistados afirmaram que conhecem e estão com dificuldade de implementar e 9% que desconhecem.
Os dados são da sexta edição da pesquisa “O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios”, realizada pelo Sebrae entre o período de 27 a 30 de julho. Foram entrevistados 6.506 respondentes dos 26 estados e Distrito Federal, sendo 57% microempreendedores individuais, 38% microempresas e 5% empresas de pequeno porte.
A pesquisa também mostra que apenas 32% dos empreendedores acredita que mais das metades dos clientes irá voltar a frequentar os estabelecimentos nos próximos 30 dias, enquanto 68% acreditam que menos da metade dos clientes irá voltar. Para os entrevistados do estado, irá demorar um total de 10 meses para que a situação da economia volte ao normal.
“Para a gerente da unidade de estratégia e monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, a retomada dos pequenos negócios seguindo os devidos cuidados é de suma importância para a economia da Paraíba. “São eles que garantem a empregabilidade de mais de 60% das pessoas em nosso estado. Porém todos os setores devem seguir os devidos protocolos para que os clientes tenham segurança na hora de voltar às compras”, afirmou.
Governo do Estado – No site https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/arquivos/comercio.pdf o Governo do Estado da Paraíba também oferece uma série de protocolos para a reabertura.
