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Pequenos negócios do segmento alimentício têm expectativa para ampliar vendas no São João

Campina Grande e Patos são algumas das cidades paraibanas com eventos voltados à celebração do São João
Por Epitácio Germano
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Com 3.710 empreendimentos ativos concentrados no segmento alimentício, sendo 3.616 identificados como pequenos negócios em Campina Grande, no agreste da Paraíba, a festividade do Maior São João do Mundo é vista pelos empreendedores como uma oportunidade para ampliar suas vendas e garantir o crescimento da renda.

A tendência no aumento do fluxo de turistas é comum por causa do calendário junino e contempla diferentes regiões do território estadual e cidades como Patos, no sertão, que também se prepara para celebrar essa tradição cultural.

Em Campina Grande, a programação teve início no último dia 30 de maio e segue até o dia 6 de julho, com shows de artistas diversos no Parque do Povo e muitos atrativos culturais. De acordo com o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Campina Grande (SindCampina), Divaildo Júnior, a expectativa de ganho deve atingir até 4% ao longo das atividades do evento. “A gente aposta no ganho, comparado ao ano passado, entre 3% e 4% descontado o índice da inflação”, enfatizou.

Divaildo Júnior, explicou ainda que existe uma expectativa positiva de crescimento para o período entre os dias 18 e 24 de junho, considerando os feriados de Corpus Christi e de São João. “Teremos um super final de semana de quinta até terça-feira. Serão seis noites com a perspectiva de maior lotação na cidade, e consequentemente, com uma maior chance de permanência desses turistas na festa”, concluiu.

Na cidade de Patos, o São João acontece entre os dias 19 e 23 de junho e o evento é considerado como um momento estratégico para o ambiente econômico, especialmente, os estabelecimentos que ofertam alimentação fora do lar.

O restaurante Lampião é uma das 1.235 empresas identificadas como pequenos negócios neste segmento do contexto local, e segundo o proprietário da empresa, a estimativa é de ampliação em 80% nas vendas para o período. “Queremos aumentar nossas vendas em pelo menos 80%, pois o mês de junho favorece esse aumento de fluxo de clientes e até dezembro podemos dizer que existe uma perspectiva de crescimento e maiores ganhos econômicos em razão do calendário”, disse Kildenn Tadeu.

Conforme a gestora estadual de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, o impacto dos eventos culturais e corporativos no turismo é muito grande, porque envolve uma cadeia produtiva com mais de 50 atividades econômicas, entre elas o segmento alimentício, e contribui para movimentar com mais intensidade o contexto da economia local. “Nessa enorme cadeia produtiva dos eventos está a gastronomia e todas as empresas de alimentação fora do lar, inclusive os empreendedores ambulantes, que sabem muito bem aproveitar os eventos de rua, ganham com isso. A festa junina impacta positivamente nesse consumo de alimentos e bebidas”, disse.