No período festivo de fim de ano, seja no Natal ou no Ano Novo, os planejamentos para os negócios surgem. O Sebrae/PB preparou algumas dicas para ajudar os empreendedores a se preparar e organizar as ideias, começando 2026 com a criação de um negócio sustentável e inovador.
O roteiro do conhecimento inicia da forma mais cômoda, pela internet. A primeira dica é visitar a página do Sebrae ou até mesmo digitar no Google “Ideias de negócio – SEBRAE”, que as informações aparecerão.
“O Sebrae oferta ótimas ideias para que que qualquer pessoa comece a montar seu Plano de Negócio. Os interessados podem procurar mais canais de atendimento on-line, antes mesmo de ir até uma agência a partir de janeiro de 2026”, destacou o colaborador da agência regional do Sebrae/PB em Campina Grande, Antônio Josivaldo.
Aplicativos como a Planejadora Sebrae deve ser a base para a tomada de decisão, segundo Antônio, já que esse, por exemplo, mostra em qual ramo de negócios investir e como fazer para dar certo.
A partir de dados extraídos da Planejadora, se a pessoa ver a necessidade de crédito, já pode conhecer o FAMPE, programa do Sebrae que ajuda empreendedores na busca por crédito, junto a bancos parceiros do sistema, como os públicos Banco do Brasil, BNB e Caixa Econômica.
“Ao escrever seu Plano de Negócio, todos os pontos importantes que fazem o negócio ser bem sucedido estão ali. Então, é só ser diligente em planejar bem e seguir a risca os passos traçados”, complementa Antônio Josivaldo.
O Sebrae está sempre promovendo consultorias naquilo que o mercado está demandando mais. Somente no segmento de alimentação, uma pessoa pode montar seu planejamento para uma hamburgueria, lanchonete, sorveteria, cafeteria, entre outros. O assistente lembra que, onde o empreendedor for investir, tem aue pensar em um consumidor que quer praticidade, qualidade e viver experiências com o produto ou serviço que venha adquirir.
“Já coloque nas suas metas a busca de capacitação, em como encantar seu cliente. Tem que se informar sobre o conceito do Figital, onde as redes sociais dominam todos os mercados. Ate para quem tem a estratégia de uma loja física, não pode abrir mão da familiaridade do consumidor de hoje com as compras on line – seja pelo WhatsApp ou Instagram ou outra modalidade de interação digital”, complementou Antônio.
O assistente do Sebrae/PB ainda lembrou que, o passo final para quem vai abrir um negocio, é escolher em qual regime enquadrá-lo. Tanto o Sebrae quanto um profissional de Contabilidade, podem fazer o planejamento tributário, adequado ao seu perfil empreendedor, que pode ser MEI, ME, EPP, e optante do Simples Nacional ou não.
Canais digitais
Os empreendedores, mesmo nesse período de festas de final de ano e feriados, podem procurar orientações do Sebrae através do número 0800 5700800, que também é WhatsApp. O perfil da instituição nas redes sociais é o @sebraeparaiba, onde há sempre a manutenção de notícias e novidades. Na Paraíba, são 11 agências, do litoral ao sertão, que fazem esse atendimento constante ao empreendedor.

