ASN PB Atualização
Compartilhe

Patos celebra 122 anos de história e soma 10 mil empresas ativas que contribuem para o desenvolvimento econômico

Setores de serviços e comércio representam 85.6% dos negócios no mercado local
Por Epitácio Germano
ASN PB Atualização
Compartilhe

Nesta sexta-feira (24), Patos comemora o marco histórico de 122 anos de elevação à categoria de cidade. Reconhecido pelo potencial econômico de seu ambiente de negócios no território do sertão paraibano, o município conta 10.034 empresas ativas, das quais 9.614 são identificadas como pequenos negócios, que contribuem diretamente para o crescimento da economia local, gerando oportunidades de renda e emprego à população.

Neste contexto do ambiente econômico, a maioria dos pequenos negócios de Patos são identificados como microempreendedor individual (MEIs), somando 5.569 registros, e representando o percentual de 55,5% das atividades no mercado. Na sequência, aparecem as microempresas (MEs), que totalizam 3.353 estabelecimentos e empresas de pequeno porte (EPPs), com 692. As médias e grandes empresas (MGEs) possuem 420 empreendimentos.

Há nove anos atuando no mercado patoense, a empresária Ana Paula Silvestre explica que a decisão de investir na cidade foi baseada no forte potencial de consumo. Ela é proprietária da Pharmapele, segmento que se caracteriza pela manipulação de medicamentos e cosméticos personalizados. “Eu sou natural do município de Sousa, mas optei por investir em Patos pela oportunidade que o ambiente de negócios oferece, principalmente, por ser uma cidade que é polo na região. Temos conquistado a confiança dos nossos clientes e ao longo desses anos Patos tem crescido bastante, o que nos motiva a continuar investindo e atuando neste setor para cuidar das pessoas”, disse.

Somente neste ano, conforme dados do Sebrae/PB, 1.578 novas empresas foram registradas na cidade. De acordo com a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Patos, Anna Stefania Rodrigues, os números observados na realidade econômica da cidade revelam o protagonismo que o empreendedorismo exerce no crescimento de cada atividade empresarial. “É uma cidade de gente guerreira, que empreende e transforma desafios em oportunidades. Isso é possível ser constatado no crescimento das empresas nos últimos anos, assim como nos investimentos que chegam para impulsionar ainda mais o desenvolvimento”, explica.

Setores do comércio e de serviços são os principais destaques que contribuem para o desenvolvimento econômico de Patos (Foto: Eduardo Mendes)

Setores de serviços e comércio lideram estatística

Os setores de serviços (4.691) e comércio (3.721) se apresentam como destaque no ambiente de negócios, liderando a estatística de estabelecimentos no mercado patoense. Juntos, os setores representam 85,6% de todas as atividades. Em seguida, aparecem a indústria (883) e construção civil (541) e agropecuária (27).

Principais atividades econômicas

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Promoção de vendas
  • Serviço de táxi
  • Comércio varejista de mercadorias em geral com predominância de produtos de alimentícios, minimercados, mercearias e armazéns
  • Atividades de fornecimento de infraestrutura de apoio e assistência a pacientes no domicílio
  • Cabeleireiros
  • Preparação de documentos e serviço especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal
  • Comércio varejista de bebidas
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Construção de edifícios
  • Comércio e varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores