Conhecida como a capital do sertão da Paraíba, Patos completa nesta terça-feira (24), 120 anos de elevação à categoria de cidade. Muito mais do que crescimento urbano, a quarta cidade mais populosa do estado se destaca pela força do desenvolvimento econômico no ambiente de negócios. Conforme dados do Sebrae/PB, o município conta com 9.689 estabelecimentos ativos, dos quais 9.039 são identificados como pequenos negócios e alavancam o crescimento da economia local, gerando emprego e renda para a população.
O potencial de expansão do mercado no território patoense foi o que motivou o empresário natural da cidade de Pombal, Gizeldo Fernandes Barbosa, a buscar investir na cidade. Ele é sócio-diretor do Grupo Barbosa, empresa em atividade desde o ano de 2015 no município. “Por ser uma cidade de porte maior, a quarta mais populosa do estado e que abrange cidades circunvizinhas, Patos se tornou uma escolha importante para ampliação do nosso empreendimento. O intuito foi de investir no crescimento e contribuir também com o desenvolvimento local”, disse.
Ainda de acordo com o Sebrae/PB, a maioria dos pequenos negócios na cidade se apresentam como microempreendedor individual (MEI), com 5.876 registros. Em seguida, as microempresas (ME) aparecem com 2.727 empreendimentos e as empresas de pequeno porte (EPP) somam 436. Demais atividades, 184.
O desenvolvimento da cidade ao longo dos anos também estimula os empreendedores com atuação no território local. Com uma trajetória de 27 anos no mercado da fotografia, o patoense consultor empresarial e gestor de redes, Glauber Alves, escolheu a própria cidade para investir. Ele é proprietário da G.A Studio’s, empresa de comunicação formalizada em atividade desde o ano de 2011.
“Quem nasce em Patos sabe como o calor humano dessa terra e de sua gente contribuem para se estabelecer e viver ativamente o empreendedorismo nessa cidade. Além disso, a fotografia e a comunicação sempre tiveram boas representações profissionais em Patos. Por isso, naturalmente, sigo construindo também o meu legado, fazendo parte dessa história de trabalho e crescimento. É uma cidade estrategicamente bem localizada em relação ao comércio e indústria na região. Esses fatores sempre foram levados em consideração ao escolher essa cidade para empreender desde muito jovem, enxergando a possibilidade favorável de se destacar no campo da comunicação”, disse Glauber Alves.
Segundo a analista técnica do Sebrae/PB, Socorro Oliveira, o potencial econômico apresentado no contexto do mercado local se relaciona com a própria história de crescimento da cidade. “Os pequenos negócios contribuem de forma direta para a formação desse cenário de desenvolvimento do município. Isso porque novas oportunidades surgem a cada período e novos empreendimentos são lançados de acordo com a demanda que é exigida pelo crescimento do mercado, contribuindo cada vez mais para a competitividade das empresas no ambiente de negócios. O que faz gerar mais emprego e mais renda”, comentou.
Considerando o número de empresas por setores, o serviço (4.406) e o comércio (3.227) lideram a estatística de negócios no mercado local, seguido da indústria (1.560) e do agronegócio (29). “O setor de serviço representa quase metade dos negócios ativos em Patos e esse indicador é positivo quando se observa o contexto da economia, assim como o próprio comércio que sempre se apresentou forte pela geração de novas oportunidades. O Sebrae contribui também com essa realidade, a partir do momento que acompanha, incentiva e disponibiliza serviços e ações de apoio para que cada empreendimento cresça de forma planejada e sustentável”, concluiu Socorro Oliveira.
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