João Pessoa será a capital do agronegócio no período de 17 a 24 deste mês quando será realizada a Expofeira Paraíba Agronegócios 2023. O evento, lançado nesta segunda-feira (4), é uma realização do Governo do Estado em parceria com o Sebrae/PB e Faepa/Senar e contará com exposição de animais, leilões, cursos e programação cultural.
Com o intuito de reunir produtores e trabalhadores rurais para troca de experiências e promoção de negócios, a Expofeira servirá ainda como espaço para divulgação de novidades em tecnologia e inovação para as diversas atividades do campo, tanto na Paraíba quanto em outros estados, além da realização de torneios de caprinos e ovinos, exposição de equinos, leilões, palestras e seminários.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB e também presidente da Faepa/Senar, Mário Borba, lembrou que a Expofeira é uma oportunidade para mostrar as melhores produções da agricultura e pecuária no estado e destacou a parceria entre o governo do estado e as instituições parceiras para a realização do evento. “Estamos juntos para a realização desse evento muito importante para os produtores rurais e que movimenta a economia. Este ano a programação está bem diversificada e teremos inclusive o lançamento da comissão das Mulheres do Agro”, acrescentou Mário Borba.
Ainda sobre a participação do Sebrae/PB na Expofeira Paraíba Agronegócios 2023, o analista técnico da instituição, Antônio Felinto Neto, falou sobre a atuação do Sebrae/PB no setor agropecuário do estado. “O agro é constituído por cadeias extensas em alguns produtos, o que permite que alguns pequenos negócios possam se inserir nessa cadeia. Nossa função é facilitar o acesso à tecnologia, ao crédito, levar as boas práticas de cultura, como a produção de orgânicos, quer sejam pecuários ou agrícolas”, destacou.
Programação diversificada – A Expofeira Paraíba Agronegócios 2023 será realizada no Parque de Exposições Henrique Vieira, no bairro do Cristo, em João Pessoa, com entrada gratuita para o público e funcionamento das 10h às 22h, todos os dias do evento. O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do estado, Joaquim Hugo Vieira, reforçou a importância da feira para a cadeia produtiva local e regional. “A expectativa é de expor mais de 2 mil animais entre ovinos, caprinos, bovinos e equinos. Além disso, teremos dois leilões presenciais, um virtual, feira nacional de mini-gado, curso de sommelier de cachaça, parque de diversão para as crianças, apresentações culturais e muito mais. Vai ser a melhor feira dos últimos 20 anos”, frisou.
Por sua vez, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, também membro do CDE do Sebrae/PB, Rosália Lucas, ressaltou o impacto positivo do evento no turismo e na movimentação da economia da capital em outros segmentos, como setor hoteleiro e de gastronomia. “Esse evento mostra a força do agro que é uma matriz econômica tão importante para o estado e para o Brasil. No ano passado tivemos um grande fluxo, trazendo empresários de estados vizinhos. Este ano será ainda melhor. Parabenizamos todos os parceiros e o Sebrae/PB, sempre apoiando o pequeno produtor do estado”, disse a secretária.
-
Novidades da Expofeira Paraíba Agronegócios em 2023
Agrofood- A praça de alimentação terá food trucks, montagem de estandes para a alimentação, oferecendo gastronomia diferenciada e inovadora a partir das cadeias produtivas apresentadas no evento. Neste espaço também terá música ao vivo com trios de forró pé de serra.
Agroshopping – Espaço de exposição e comercialização de produtos e serviços para a cadeia produtiva do agro, com estandes em áreas cobertas, com produtos de pequenos portes e estandes com máquinas e equipamentos maiores.
Feira de Agroecologia e Flores – Espaços com pontos de vendas de produtos da agricultura familiar, plantas ornamentais,flores e artesanato; e outro com exposição e comercialização das cachaças e queijos paraibanos.
Espaço Paraíba Agro – As edificações existentes na Expofeira Paraíba Agronegócios serão caracterizadas com fachadas cenográficas, retratando a religiosidade e costumes da zona rural, como casa de farinha, igrejas, bodegas e outros elementos lúdicos.
O evento terá uma cidade cenográfica e um espaço destinado à exposição dos municípios e suas potencialidades como também apresentação dos eventos que formam o calendário de atividades dos destinos.