A primeira noite de palestras do Sebrae Pró Business, realizado nesta quarta-feira (10) pelo Sebrae Paraíba e pela Luz Criações, foi marcada pela inspiração. Com histórias de sucesso tanto no âmbito local quanto nacional, o evento híbrido, que está em sua terceira edição, terá um segundo e último dia de programação nesta quinta (11), com destaque para a palestra do influenciador da área de finanças, Thiago Nigro, popularmente conhecido como o “primo rico”, que abordará o tema “Transformando ação em liberdade”.
-
O empresário Kaká Diniz, sócio da Nonstop Produções, fez a palestra de abertura, que teve o tema “Empreendedorismo com propósito: construindo um legado”. Ele contou um pouco da própria trajetória e como atualmente, mesmo durante a pandemia da Covid-19, continua realizando inúmeros trabalhos, principalmente voltados à área de produção de conteúdo. “Na vida, temos princípios, que são regras que determinamos, e valores, que são características e comportamentos que adquirimos para chegar a um resultado. Sem os dois bem alinhados, não há propósito. Então, as coisas podem ser construídas, mas com base apenas na conquista, não no processo. Sem propósito durante o processo, as pessoas vão se frustrar com o resultado, independente de qual seja”, afirmou.
-
Na sequência, foi realizada a mesa “Transformação digital em empresas tradicionais”, com os palestrantes Erick Brêtas, diretor do Globoplay; Miguel Isoni, chairman da Fabwork e Neoron; e Ronaldo Souza, gestor de inovação da Guaraves. Souza explicou, em sua fala, a experiência da transformação digital na empresa, bem como a importância de entender tal mudança como um processo no qual se pode incrementar novas coisas ao longo do percurso. “Colocamos a digitalização como prioridade, além do avanço da maturidade digital e inovação dos gestores da empresa. Criamos a Guaraves Inovação e Tecnologia (GIT) Academy, onde ofertamos cursos e capacitamos em relação à inovação. Já percebemos a evolução dessa maturidade digital e acreditamos que as pessoas são a essência da transformação digital”, enfatizou.
-
-
Por sua vez, o chairman da startup FabWork, que é, também, professor, destacou a importância de se estar apto a aceitar a transformação. “Transformar é algo inerente à nossa vida. Por causa da pandemia, precisamos nos adaptar a diversas situações, assim como as empresas tiveram de fazer uma série de ações voltadas à área digital. A transformação através da tecnologia ocorre por meio de três vertentes, que trabalhamos na Fabwork: tecnologia, com desenvolvimento de soluções para pequenas e médias empresas; academia, com a realização de cursos curtos; e corporate, ligado às empresas que buscam a transformação digital através da mudança de atitude e de reestruturação organizacional”, explanou Miguel Isoni.
-
Abertura – Durante a abertura do Sebrae Pró Business, a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, enfatizou que o evento tem grande relevância para o público empreendedor. “Não só da Paraíba, mas de todo o Nordeste, visto que, por ser no formato híbrido, ultrapassamos fronteiras. Temos expectativas de promover um evento de qualidade para os empresários da Paraíba, conforme as necessidades do mercado”, afirmou.
-
Por sua vez, o CEO da Luz Criações, Will Fonseca, disse se tratar de um momento especial para o empreendedorismo local. “Conseguimos, com muito trabalho, superar a pandemia. Estamos tomando todos os cuidados necessários e seguindo os protocolos de segurança. Os palestrantes trazem histórias riquíssimas”, frisou.
-
Segundo dia – Nesta quinta-feira (11), no segundo dia de programação do Sebrae Pró Business, além da palestra do influenciador Thiago Nigro, será realizada a mesa “Santo de casa faz milagre, sim!”, com o fundador da Officina Móveis, Viva Móveis Planejados e Essanto Indústria de Móveis, Adeilton Pereira; o professor, advogado e empreendedor, André Cabral; e a empresária e premiada pela Revista Forbes, Luciana Balbino.
-