Planejar um negócio, liderar equipes e não ter medo de recomeçar. Estes foram os principais assuntos apresentados ao público no último dia do Sebrae Pró Business, que terminou nesta quinta-feira (23), em João Pessoa. Os destaques da noite foram o publicitário Washington Olivetto e o empresário e influenciador digital Felipe Titto.
Em sua apresentação, Washington Olivetto relembrou as produções de destaque ao longo da carreira e que marcaram a história da publicidade nacional e internacional. Como mensagem final ao público, o publicitário sugeriu pensar de modo simples e executar o trabalho. “A simplicidade gera o melhor trabalho. Em todos os núcleos sociais e tipos de negócios. Simples é melhor. Fácil de entender”, frisou.
A execução prática dos projetos e os desafios para empreender, mesmo com o risco de errar, também foi um dos temas abordados pelo empresário Felipe Titto. Ele ainda relembrou o começo da sua trajetória como empreendedor, dos riscos que assumiu em alguns investimentos e dos recomeços até acertar. “Empreender não tem nada de romântico. Você tem que conhecer e entender o seu negócio de ponta a ponta. Empreenda como você pode, comece, mesmo que ainda não esteja do jeito que você gostaria”, orientou.
O evento contou ainda com um debate de empreendedores paraibanos Rayssa Chaves (Rancho Isabelle Chaves), Jefferson Araújo (Showkase) e Diego Aquino (Grupo Tríade). Eles contaram suas trajetórias, desde o planejamento do negócio, as inovações que criaram e o êxito que estão alcançando.
Os empreendedores lembraram ainda a importância da capacitação e orientação profissional, como é o caso dos serviços ofertados pelo Sebrae, que tiveram antes de iniciar o negócio, principalmente para minimizar os riscos. “Precisamos entender bem o mercado, o cliente, a gestão e a liderança. No meu caso, que é o campo, é totalmente diferente. O Sebrae faz com que você tenha uma visão profissional da sua empresa. Vai fazer com que você tenha planejamento estratégico e cresça”, destacou Rayssa Chaves.