ASN PB
Compartilhe

Município de Areia recebe 1º Encontro de Cafeicultura do Brejo Paraibano

Encontro será realizado nesta quarta (9) e quinta-feiras (10) no campus da UFPB e contará com palestras, visitas técnicas e apresentação de produtos
Por Katiana Ramos
ASN PB
Compartilhe

O município de Areia, que fica a 127 quilômetros de João Pessoa, recebe nesta quarta (9) e quinta-feiras (10) o 1º Encontro de Cafeicultura do Brejo Paraibano. O evento é realizado pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) da Universidade Federal da Paraíba e pela Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura), com o apoio do Sebrae/PB, Embrapa Alimentos e governo do estado.

O objetivo do evento, que reúne 350 participantes, é discutir as melhorias e ações que podem ser feitas não só em Areia, mas na região do brejo onde há condições propícias para o cultivo do café. Atualmente, 40 pequenos produtores do grão são acompanhados pelo Necaf. Além disso, outra proposta é aliar a cafeicultura com o turismo rural e gastronômico, gerando mais renda para as cidades envolvidas.

Foto: 1º Encontro de Cafeicultura do Brejo Paraibano

A programação do encontro conta com palestras, painéis e visitas técnicas a propriedades, abordando temas como qualidade e produtividade, fermentação, torra e degustação de cafés, agregação de valor e o papel das mulheres na cafeicultura. Entre as palestrantes estão a gestora de projetos de café do Sebrae Nacional, Carmen Lúcia Souza, e a gerente da agência regional de Guarabira do Sebrae/PB, Jacy Viana. Elas vão apresentar as ações da instituição em prol do desenvolvimento da cafeicultura e apoio aos empreendedores desse segmento.

“O brejo paraibano mais uma vez sendo pioneiro, sediando um evento desse porte, onde vão acontecer troca de experiências e conhecimento que vão impulsionar os produtores de café bem como sensibilizar novos produtores para que essa atividade possa ser fortalecida na região”, disse Jacy Viana. Ela ainda reforçou que o evento é importante para proporcionar a conexão entre cultivadores de café, empresas e pesquisadores da área.

Haverá ainda apresentação de cases de sucesso, como a produção do café na Chapada Diamantina, na Bahia. Os inscritos no evento também participarão de atividades práticas, com ações voltadas para a construção do paladar e a degustação de diversos tipos de cafés.

Serviço:
1º Encontro de Cafeicultura do Brejo Paraibano
Local: Centro de Ciências Agrárias, UFPB – Campus II, Areia – PB
Data: 09 e 10 de abril
Horário: das 8h30 às 17h
Evento gratuito