ASN PB Atualização
Compartilhe

Mulheres em Foco: nova capacitação do Sebrae incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional das empreendedoras

Atividades são online e as primeiras turmas terão início na próxima segunda-feira (11). Inscrições estão disponíveis na internet e são gratuitas
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Estimular o amadurecimento socioemocional e técnico das empreendedoras brasileiras, contribuindo diretamente para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Essa é a proposta da jornada “Mulheres em Foco”, nova capacitação gratuita criada pelo Sebrae para apoiar, fomentar e valorizar o empreendedorismo feminino no Brasil. Lançado esta semana, o curso, que é online, foi desenvolvido com base em pesquisas que identificaram as principais necessidades das empreendedoras brasileiras. As inscrições para as primeiras turmas já estão abertas e as atividades terão início na próxima segunda-feira (11).

De acordo com o Sebrae, podem realizar a capacitação mulheres de todos os estados brasileiros que desejam abrir ou formalizar uma empresa, jovens empreendedoras e donas de negócio de qualquer segmento ou área de atuação. Durante cinco dias, elas vão participar de aulas ao vivo e de momentos de interação online para a troca de experiências, criando assim uma rede de apoio que contribua para impulsionar o sucesso de seus negócios.

Entre os temas que serão trabalhados durante o “Mulheres em Foco”, estão: fortalecimento da autoimagem, autoconfiança, capacidade de tomada de decisão, habilidades de comunicação e liderança. Além das aulas, logo após a inscrição as participantes também já ingressam em uma comunidade no WhatsApp para trocar experiências e conteúdos exclusivos e também recebem mentorias em grupo com uma especialista do Sebrae.

Conforme enfatiza a analista técnica do Sebrae/PB, Renata Câmara, todo o conteúdo do “Mulheres em Foco” foi desenvolvido pela instituição para auxiliar e orientar as empreendedoras a desenvolverem e aperfeiçoarem as suas habilidades comportamentais, que são essenciais para a gestão de um negócio. “É importante considerar a realidade da rotina da mulher empreendedora, que normalmente tem, no mínimo, dupla jornada e, ainda, uma sobrecarga cognitiva para lidar em termos de informação e desafios do dia a dia de sua atividade empresarial. Então, essa capacitação vem trabalhar as habilidades comportamentais que a mulher precisa desenvolver para que ela possa lidar com esse desafio de gerenciar muitas coisas ao mesmo tempo e, dessa forma, conseguir dar o espaço adequado para cada coisa durante o seu dia. Isso é importante porque não basta só ter as informações técnicas sobre gestão e finanças. Para ser empreendedora, é preciso também ter habilidades comportamentais e gerenciais”, explicou a analista.

Participe – As inscrições para as interessadas em participar da jornada “Mulheres em Foco” devem ser efetuadas por meio do site https://focodelas.sebraeingresse.com.br/. Além dos primeiros grupos, que iniciam as atividades na próxima segunda-feira, outras turmas serão abertas entre os meses de março e outubro, com possibilidade de horários para capacitação nos turnos manhã, tarde e noite.
Conheça também mais detalhes sobre os conteúdos trabalhados pelo “Mulheres em Foco”:

1. Autoimagem: por meio do curso será possível identificar os impactos dos estereótipos de gênero na sua própria confiança. A aula vai apoiar na sua apresentação para as outras participantes do grupo.
2. Autoconfiança: serão apresentadas ferramentas para comunicar-se com assertividade e segurança, com o objetivo de enfrentar o medo do julgamento e recuperar-se dos desafios.
3. Comunicação: a participante conhecerá instrumentos de negociação e técnicas de comunicação não-violenta, além de orientações para ser mais segura, clara, assertiva e persuasiva em diferentes canais, construindo relacionamentos autênticos.
4. Tomada de decisão: será possível identificar obstáculos enfrentados na comunicação e negociação e serão utilizadas ferramentas de fortalecimento da autoconfiança para momentos de tomada de decisão.
5. Liderança: serão aprofundados os benefícios da mentoria e das redes de apoio. Além disso, será oferecida orientação sobre como cultivar parcerias com aliados e defensores para o enfrentamento de preconceitos, a ressignificação de crenças limitantes e a superação de dificuldades.