ASN PB Atualização
Compartilhe

Metodologia da ONU aplicada exclusivamente pelo Sebrae, Empretec está com seleção aberta em João Pessoa

Capacitação comportamental foca no desenvolvimento de habilidades empreendedoras 
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Com o objetivo de desenvolver características do comportamento empreendedor, bem como auxiliar na identificação de novas oportunidades de negócio, o Sebrae/PB aplica uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU): Empretec. Voltado tanto a empresários quanto a potenciais empreendedores, o Empretec está com o período de seleção aberto para formação de turma em João Pessoa. Os interessados podem acessar o endereço https://pb.lojavirtualsebrae.com.br/loja/evento/202371170-selecao-empretec para mais informações.

Entre as dez habilidades desenvolvidas, estão: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados; estabelecimento de metas; busca de informações; planejamento e monitoramento sistêmico; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança. De acordo com a gestora estadual do seminário, Niedja Arruda, durante os seis dias de Empretec são trabalhadas as dez habilidades junto aos participantes.

“O diferencial é que o empresário vai se observar dentro desses comportamentos. O que ele já faz, vai intensificar ainda mais em seu negócio, mas os que ainda não trabalha, começará a pôr em prática em benefício dele mesmo e da empresa. Então, participar do curso tem o diferencial de o empresário entender as habilidades empreendedoras, incorporar ao seu comportamento e visualizar em quais momentos se deve trabalhar melhor cada uma delas”, destacou.

O empresário que faz o Empretec consegue oxigenar e agregar conhecimento, potencializando as características empreendedoras em seu negócio e na sua vida. É o que acredita o empresário Rodrigo Bisol, da Brisol Transportadora, que faz o transporte de cargas fechadas e fracionadas e atua há dez anos em João Pessoa. Conforme contou, decidiu participar do Empretec em abril deste ano “para poder sair do automático, ver novos conceitos, estratégias e visões de como melhorar a performance da minha empresa”.

“Ajudou muito na organização, reorganizar planos e traçar novas metas. Estamos buscando reestruturação administrativa, onde percebi várias falhas que, no dia a dia, impactam muito nosso trabalho e rendimento. Já consegui que uma pessoa fizesse e tenho mais duas para indicar. Quantos mais puder indicar, farei. Deveria ser obrigatório aos empresários que estão começando agora fazer o Empretec. É uma semana inesquecível de aprendizado para vida”, enfatizou.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.