ASN PB
Compartilhe

Louceiras de Cajazeiras recebem capacitação sobre técnicas para produção de peças com bordado em cerâmica

Ação é realizada pelo Sebrae/PB e Governo do Estado através do Programa do Artesanato Paraibano (PAP)
Por Epitácio Germano
ASN PB
Compartilhe

Um grupo de louceiras da cidade de Cajazeiras, no alto sertão da Paraíba, está sendo contemplado com uma capacitação voltada ao aperfeiçoamento e uso de técnicas para produção de peças com detalhes de bordado em cerâmica. A ação, que é realizada pelo Sebrae/PB e o Governo da Paraíba, através do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), tem como proposta fortalecer a atividade do artesanato no interior do estado e contribuir com o desenvolvimento do setor no ambiente de negócios.

A capacitação, que acontece neste mês de dezembro, é desenvolvida pelo designer paraibano e doutor em arte contemporânea, Christus Nóbrega. O profissional atualmente reside em Brasília e trabalha como professor da Universidade de Brasília (UnB). O seu trabalho já foi reconhecido com importantes premiações, como o Programa Cultural da Petrobras e o Museu da Casa Brasileira, além de ter sido indicado ao Prêmio PIPA nas edições 2017 e 2019.

Entre suas realizações de destaque, está o convite da Presidência da República para criar uma obra destinada ao presidente chinês Xi Jinping durante sua visita ao Brasil, consolidando seu reconhecimento em contextos diplomáticos.

Capacitação com louceiras de Cajazeiras (Foto: Sebrae/PB)

Em 2001, o profissional também realizou uma consultoria pioneira junto às louceiras de Cajazeiras, e na época propôs a ideia de bordar as peças de cerâmica como uma forma de ressignificar e valorizar o artesanato local. Essa intervenção gerou uma transformação profunda no trabalho do grupo, posicionando-as como referências no mercado artesanal do país. O seu retorno ao município, neste momento, é visto com expectativa pelo processo de capacitação para projeção de novas peças.

A gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, explica que a oportunidade de qualificação tem a proposta de melhorar ainda mais o trabalho já realizado pelo grupo de artesãs da cidade. “O bom filho sempre volta. Christus foi o primeiro designer a trabalhar com as louceiras de Cajazeiras e agora, 20 anos depois, está voltando para estimular o grupo a dar o salto que precisa em busca de novos mercados e novos horizontes. Temos certeza absoluta, pela competência de Christus e pela dedicação das artesãs, que seremos surpreendidos por peças de rara beleza e acabamento”, disse.

Para o gestor de artesanato do Sebrae/PB, Jucieux Palmeira, a parceria estabelecida entre as instituições é mais uma ação que acontece em contribuição para o aprimoramento de técnicas em valorização do artesanato paraibano. Um dos objetivos é fazer com que o grupo resgate e renove toda a coleção de luz, que são peças produzidas com detalhes e traços específicos em bordado.

“É uma ação que vem trabalhando dentro do projeto de artesanato e que busca atender todo esse mercado já existente, além de valorizar mais ainda o produto, colocando o design com uma qualidade melhor”, explica.

O grupo de louceiras desenvolve suas atividades no bairro de São José, em Cajazeiras. Através de suas peças o trabalho já foi reconhecido em vários eventos e momentos de destaque com debate voltado ao artesanato. A capacitação destinada às louceiras começou em novembro, a partir da realização de encontros virtuais e segue com atividades presenciais neste mês até o próximo dia 23.

O grupo de louceiras desenvolve suas atividades no bairro de São José (Foto: Sebrae/PB)

A líder do grupo, Lourdes de Souza, trabalha com peças artesanais em cerâmica há 54 anos e enfatiza que o momento está sendo de muita expectativa para todos. “Essa oportunidade veio no momento certo para reanimar o grupo e movimentar mais o trabalho. É muito importante acontecer essa ação porque cria uma expectativa boa para todos. Com certeza está incentivando a criatividade e o processo da produção”, comentou.

Ao comentar sobre a capacitação com Christus Nóbrega, a primeira-dama da Paraíba e presidente de honra do PAP, Ana Maria Sales Lins, enalteceu o perfil do profissional e pontuou que o grupo participa de uma experiência enriquecedora à valorização de seus trabalhos.

“Eu sempre admirei a cerâmica bordada das louceiras de Cajazeiras. O bairro São José tem uma parede inteira com seus pratos no Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, em João Pessoa, e eu acho maravilhoso esse trabalho. Quando eu soube que foi uma cocriação de Christus Nóbrega com as artesãs, pensei logo que ele teria que voltar e desenvolver mais algumas peças com essas mulheres talentosas. Estou ansiosa para ver os resultados”, concluiu.

Além do propósito de conhecimento, a iniciativa faz parte das ações pensadas para fortalecer o trabalho das artesãs no estado em preparação para o 39º Salão do Artesanato Paraibano, que acontecerá no período de 10 de janeiro a 2 de fevereiro, na cidade de João Pessoa. Todas as peças que estão sendo produzidas serão expostas no evento.

“É orgulho paraibano o empreendedorismo praticado por essas mulheres, que além de gerarem renda para suas famílias, também agregam valor aos roteiros turísticos e a produção associada do sertão paraibano” disse Rosália Lucas, secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, que também integra o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB.