-
Apresentar aos empreendedores de pequenos negócios, que atuam no setor varejista, as tendências, inovações e tecnologias do mercado, de modo que elas possam impactar positivamente as empresas e seus resultados. Essa é a proposta do Inova Varejo, workshop promovido pelo Sebrae Paraíba na cidade de Cajazeiras, no Sertão do estado.
A abertura foi realizada na noite desta quarta-feira (24), pelo superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, que enfatizou a importância do setor varejista para a geração de emprego e renda no estado. “Nós estamos aqui para retomar esse processo de diálogo com o segmento e dar esse fôlego que a economia e o mercado de trabalho precisam. O Sebrae vai estar sempre junto daqueles que querem fazer do empreendedorismo e dos pequenos negócios a forma de fazer com que gire a economia, o trabalho e as demais coisas que a sociedade necessita”, pontuou.
Em sua segunda edição, o Inova Varejo está com suas atividades ocorrendo em formato presencial, no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC), e com transmissão on-line para o público. O principal destaque da noite foi a palestra “Transformação digital nos negócios”, ministrada pela professora e expert em tecnologia, Martha Gabriel.
Considerada uma das principais palestrantes do país na área de inovação e tecnologia, Martha destacou, em sua conversa com o público, as novas tendências em transformação digital. “O digital requer novas habilidades para as empresas e para as pessoas. São habilidades que a gente já tinha como humanos, mas que agora são mais relevantes, ou seja, a relevância mudou”, explicou a professora, ao acrescentar que “quando a gente fala de aceleração ou de transformação digital, nós estamos buscando afinar o tempo todo as nossas competências com o que está disponível no mercado”.
Ainda durante a palestra, Martha Gabriel também destacou que uma das principais tendências do futuro pós-pandemia é a intensificação da integração entre o on-line e o off-line. “O futuro é híbrido. O que vocês aprenderam na pandemia, vocês melhoram no digital. E o que vocês têm que aperfeiçoar na volta da pandemia é a experiência no mundo físico, porque no mundo físico é que as pessoas vão querer ser encantadas. Elas não vão querer mais fazer no mundo físico aquilo que elas aprenderam a fazer no mundo digital”, explicou a palestrante.
Por sua vez, o escritor paraibano e executivo de inovação da Red Hat, Fábio Pereira, ministrou palestra sobre o tema “Consciência digital – Consumidor 4.0”. Em sua fala, Fábio também destacou para os empreendedores algumas tendências do mercado varejista. “Uma dessas tendências é a experiência imperceptível, que é você fazer uma compra sem perceber que está fazendo a compra. Além disso, também temos como tendência do futuro a mistura entre o mundo físico e o mundo digital, que é conhecida pelo termo phygital”, explicou Pereira, ao destacar também tendências como a facilitação das formas de pagamento e a importância da experiência do consumidor, tanto no mundo físico, quanto no digital.
Já o gerente regional do Sebrae em Cajazeiras, Talles Vasconcelos, ressaltou a proposta do evento, que nesta quinta-feira vai contar com a participação do especialista em varejo, Fred Rocha, e de Gil Giardelli, estudioso de inovação e economia digital. “O Inova Varejo foi pensado para as potencialidades de Cajazeiras, para poder trazer tendências, inovações e tecnologias aos nossos empreendedores. Os conteúdos que estão sendo apresentados são muito importantes para esse período de retomada, em que a economia começa a reagir, e a gente precisa fazer valer a nossa missão do Sebrae, que é trazer esse tipo de conteúdo para os empreendedores”, concluiu o gerente.
-
