ASN PB
Compartilhe

Franquias: as vantagens e desvantagens de investir no modelo de negócio

Analista do Sebrae Paraíba destaca pontos que devem ser observados por quem pretende se tornar um franqueado
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Sistema que consiste na concessão, para outros empreendedores, do direito de uso de uma marca ou patente e da comercialização de seus produtos e serviços, a franquia é um modelo de negócio que costuma atrair o interesse de quem deseja ingressar no universo do empreendedorismo. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor movimentou, em 2020, mais de R$186 bilhões, em 2,8 mil redes, registrando um aumento de 6,9% em relação ao ano de 2019. Com o objetivo de auxiliar os potenciais empreendedores interessados em ingressar nesse setor, o Sebrae Paraíba elencou alguns pontos que precisam ser observados antes da opção por esse modelo de negócio. 

-

De acordo com a analista técnica da instituição, Nelijane Ricarte, a principal vantagem de abrir o próprio negócio no modelo de franquia é o respaldo conferido pela marca. “Um ponto positivo da franquia é o respaldo e a credibilidade conferidos pela marca escolhida, por trazer mais segurança para o empreendedor e possibilitar o suporte do próprio franqueador. Além disso, a franquia já traz conhecimento de mercado e algumas informações de planejamento, como o possível valor de investimento médio e o tempo de retorno de investimento. Então, esse arcabouço de informações, de apoio técnico inicial facilita para o empreendedor”, explicou.  

-

Considerando essa importância da escolha da marca, a analista do Sebrae também destaca alguns aspectos que devem ser analisados nesta etapa. “É importante o empreendedor analisar e saber escolher a franquia dentro do seu segmento de interesse, não só de consumir, mas de trabalhar com esse empreendimento. Para isso, além dessa autoanálise do perfil dele enquanto franqueado, ele deve consultar outros franqueadores, algumas marcas específicas do segmento de interesse dele, observar essas marcas dentro do mercado onde vai atuar e verificar se a marca pretendida realmente abarca o perfil de público que ele tem na localidade”, pontuou.  

-

Outro ponto importante para quem possui interesse no mercado de franquias é buscar informações oficiais sobre a marca pretendida em instituições como a ABF e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além de analisar esses diversos aspectos técnicos, o potencial empreendedor também precisa levar em consideração algumas desvantagens desse modelo de negócio.  

-

“A franquia tem muitas vantagens, mas também tem o outro lado. Se você for um empreendedor muito arrojado, por exemplo, a franquia tem essa ligação com o fornecedor que amarra o franqueado em alguns pontos por conta da questão do padrão. Então, é importante ver esse perfil do empreendedor, se ele está mesmo disposto a ser um franqueado”, concluiu Nelijane Ricarte.