A vontade de viver novas experiências, somada à fadiga digital e ao sentimento de auto recompensa por conta dos danos trazidos pela pandemia devem contribuir para a volta dos consumidores às ruas neste final de ano. No entanto, depois de quase dois anos de restrições de circulação por causa da Covid-19, os empreendedores têm como principal desafio atender às expectativas dos clientes, ansiosos pela retomada das compras físicas, mas por outro lado já acostumados com a segurança e a fluidez do e-commerce. Por essa razão, para auxiliar os pequenos negócios nesse período, o Sebrae Paraíba preparou cinco dicas que podem fazer a diferença no desempenho das empresas nos últimos dias de 2021.
A primeira dica está relacionada com a vivência do consumidor. Para proporcionar uma boa experiência de compra, o empresário deve investir no encantamento do cliente e aproveitar os cinco sentidos para criar uma atmosfera positiva que seja o reflexo da sua marca. Esse ambiente favorável pode ser criado por meio da ornamentação da loja, da reprodução de músicas natalinas durante o mês de dezembro e da oferta de alimentos que estimulem o paladar do cliente no momento da compra, como balinhas e chocolates.
Para despertar o interesse do consumidor nas vendas de final de ano, também é fundamental proporcionar uma jornada de compra fluida para o cliente. Dessa forma, pense em como deixar o consumidor mais seguro e confortável dentro da sua empresa. Mesmo com vontade de frequentar novamente os ambientes presenciais, muitas pessoas ainda estão se adaptando a esse momento de retomada. Então, além de continuar atento aos protocolos de higiene, o empresário também deve investir em compras facilitadas, diferentes meios de pagamento e outros benefícios que otimizem o atendimento.
Já a terceira dica está relacionada com os colaboradores da empresa. Para construir um ambiente agradável e encantador, será preciso dar uma atenção especial ao time de funcionários, uma vez que a experiência do cliente está diretamente relacionada com o engajamento da equipe. Por essa razão, o empresário deve realizar um bom treinamento e, também, pode oferecer benefícios para o cumprimento de metas.
Outro ponto importante que deve ser observado pelos pequenos negócios é a integração entre os canais de venda presenciais e digitais. Com as transformações provocadas pela pandemia, o empreendedor precisa estar preparado para fazer a gestão do seu negócio em multicanais, uma vez que muitos clientes que chegam às lojas já viram os produtos nas redes sociais ou já iniciaram um relacionamento por meio de canais digitais. Logo, é necessário recebê-lo já sabendo dos gostos e interesses, com um atendimento muito mais personalizado.
Por fim, a quinta dica tem como foco a oferta de produtos e serviços de qualidade. Considerando que a pandemia é um momento difícil, muitas pessoas vão querer se auto afagar ou se recompensar neste final de ano. Por isso, privilegie produtos de fácil manuseio, ofereça opções com diferentes faixas de valor e invista na qualidade dos seus produtos e serviços.
“As pessoas estão se sentindo mais seguras e muitas delas ainda têm o hábito do consumo presencial, de ver e tocar no produto e de negociar o preço diretamente com o vendedor. Por essa razão, para que os empresários possam atrair os clientes para as compras presenciais, também é interessante oferecer desconto à vista ou para pagamento por Pix, por exemplo, além de criar kits promocionais, sistema de fidelização e fazer com que o cliente saia da loja satisfeito”, acrescentou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola.
