A Jornada do Empreendedor, projeto do Sebrae Paraíba com foco em ofertar a empresários palestras gratuitas voltadas ao empreendedorismo e à retomada da economia no pós-pandemia da Covid-19, chega nesta terça-feira (26) a Bayeux. Além de capacitações, a iniciativa conta, também, com a realização da Feira de Artesanato e da Feira de Agricultura Familiar, das 8h às 16h. O evento, promovido em parceria com a Prefeitura Municipal de Bayeux e a Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, está ocorrendo no Centro de Formações do município até esta quarta-feira (27).
De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba, Alex Teixeira, uma das novidades desta edição da jornada é a ampliação das temáticas abordadas nas palestras. Ao lado dos temas “Como vender pelo WhatsApp e Instagram”, “Como vender para o seu município” e “Como aumentar as vendas pós-pandemia”, foi realizada, na tarde desta terça (26), a palestra “Eu, empreendedora: como dar os primeiros passos?”, como forma de fortalecer o empreendedorismo feminino na cidade. As capacitações estão sendo realizadas presencialmente, seguindo todos os protocolos de segurança e higiene.
“As palestras promovidas por meio da Jornada do Empreendedor trazem temas com forte tendência no mercado. Além disso, focamos em assuntos que possam ajudar a potencializar o empreendedorismo dentro do próprio município, a exemplo das compras governamentais, que têm informações didáticas sobre documentações necessárias e como os donos de pequenos negócios podem ter o município como seu cliente”, destacou.
Em relação às feiras, que conta com 30 artesãs e dez produtores da agricultura familiar, o analista afirmou que os espaços são importantes para auxiliar na venda dos produtos feitos pelos produtores da própria cidade. “O Sebrae está tentando reunir, cada vez mais, todo o ecossistema dentro de cada município onde realiza o evento, como forma de incentivar a integração e fazer girar mais a economia, aumentando as vendas dos empreendedores”, enfatizou Alex Teixeira.
O agente de desenvolvimento que atua na Sala do Empreendedor de Bayeux, Pitágoras Alves, explicou que o evento é de extrema importância na cidade, tendo em vista a carência de capacitações voltadas aos empreendedores. “Fizemos um estudo e verificamos que tanto os MEIs quanto os empresários são carentes de informações e capacitações, então, este é o momento para iniciá-las e, depois, aprofundar com mais cursos”, afirmou.
