A 16ª edição da Feira Paraibana da Beleza termina nesta terça-feira (17) em João Pessoa. O evento, realizado pelo Sebrae da Paraíba, reuniu os maiores especialistas e empresas do ramo da estética no Centro de Convenções, em João Pessoa.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PB (CDE), Mário Borba, visitou o evento e se disse surpreso com o que encontrou no local. Isso, não apenas pela quantidade de público presente, mas também pela diversidade de capacitações profissionais e a qualidade das marcas expositoras.
“Eu fiquei surpreso ao entrar aqui e ver a quantidade de pessoas participando nesse grande evento, tomando conta de todas as salas do Centro de Convenções. Pessoas de todos os estados do Brasil”, declarou.
Ele fez questão de parabenizar toda a equipe do Sebrae por ‘mostrar todo o potencial que tem a Paraíba’. “Eu acho que todos nós estamos orgulhosos daquilo que está acontecendo hoje aqui”, concluiu.
Inovação
O superintendente do Sebrae da Paraíba, Luiz Alberto Amorim, também visitou o local e relatou que, em conversa com os expositores, ouviu de muitos que o evento já é consagrado como sendo uma das feiras mais importantes do Nordeste e até do Brasil dentro do setor.
Ele atribui o sucesso do evento, sobretudo, ao seu formato diferenciado. “As outras feiras, mesmo as maiores, são apenas feiras. No nosso caso, não. Tem um ambiente de negócios, mas tem um ambiente de capacitação e de orientação profissional”, detalhou.
Ele lembrou que, inclusive dentro da própria Feira, os empreendedores do ramo conseguem adquirir informação desde como formalizar o seu negócio até acessar crédito bancário para investir nos seus empreendimentos. Isso porque há um estande no Banco do Nordeste no local disponibilizando possibilidades de financiamento.
“É algo que, para nós, é o mais importante: dar essa oportunidade aos profissionais que atuam ou querem atuar no segmento. O mercado da beleza no Brasil é muito forte e talvez seja o que mais cresça”, analisa Amorim.
A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, que também integra o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, foi outra autoridade que visitou o local e se mostrou surpresa com o quanto a feira cresceu ao longo dos anos, tornando a Paraíba uma referência no setor. “A feira bateu todos os recordes em um ramo que gera um grande número de CNPJ e que impacta muito a nossa economia”. Ela lembrou a importância do setor em termos de empregabilidade, principalmente para o público feminino, que ainda é maioria no ramo. “É um setor que empodera muito as mulheres”, pontuou.
O superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Rodrigo Araújo, também prestigiou a feira. “Eu não imaginava que fosse um evento nessas proporções. Tive a informação de que mais de cinco mil pessoas estão passando por aqui diariamente e isso é fundamental para que a gente consiga promover emprego e renda no nosso estado”.
Araújo detalhou que o segmento da beleza tem crescido muito nos últimos anos e sua principal vantagem é que esse é um segmento transversal, ou seja, que tem impacto e conexão com os demais setores da economia. “Esse é um setor que impacta a indústria, o turismo, o comércio, serviços. E é um setor que observamos que tem uma demanda crescente por crédito”, revelou.
Ele explicou que os bancos sempre são um termômetro muito bom para reconhecer e identificar quais são os setores que estão em crescimento. E o setor da Beleza é um que tem demonstrado força através da demanda por crédito.
Apenas neste ano, o BNB concedeu mais de R$ 40 milhões em crédito para o setor da beleza. “Foram quase 7 mil operações de crédito de janeiro a agosto”, revelou.