Utilizar os conceitos que fazem parte da Agenda ASG (ambiental, social e governança) para fomentar uma transformação no setor agropecuário, contribuindo para o seu desenvolvimento e sustentabilidade na Paraíba. Essa é a proposta do Sebrae/PB, que vem estimulando o protagonismo do tema em eventos voltados à cadeia produtiva da caprinovinocultura no cariri do estado. Desta vez, as ações ocorrerão na ExpoPrata, evento que em 2024 celebra os seus 10 anos de criação.
Promovida pela Prefeitura de Prata, em parceria com o Sebrae, a exposição de caprinos e ovinos teve início nesta quarta-feira (21), com programação totalmente gratuita e aberta ao público em geral. Conforme explica a gerente regional do Sebrae/PB no cariri, Madalena Arruda, o evento foi totalmente planejado e construído a partir dos três eixos da Agenda ASG para proporcionar visibilidade e a aquisição de novos conhecimentos sobre o tema.
Além de todo o planejamento para a programação completa da ExpoPrata, os conceitos de ASG também foram tema de uma palestra pré-evento, realizada no último dia 16 de agosto, como forma de preparação para empreendedores do segmento de alimentação fora do lar que irão participar da ExpoPrata. Na ocasião, os empresários puderam compreender como esses conceitos de sustentabilidade ambiental, social e a governança podem ser utilizados e aplicados de forma prática pelos pequenos negócios.
Já para a programação geral do evento, Madalena Arruda explica que, no eixo da sustentabilidade ambiental, os destaques serão as ações voltadas para a coleta e gestão de resíduos sólidos produzidos durante a ExpoPrata, além de capacitações sobre temas relacionados com a preservação ambiental.
“Além da questão dos resíduos sólidos e da reciclagem, nós estaremos com um ciclo de palestras no evento sobre a desertificação, trabalhando essa questão com os produtores rurais. Durante a programação, vamos abordar também, com produtores, alunos e participantes em geral, toda essa questão do desmatamento e da importância da preservação ambiental”, explicou a gerente. Já no segundo eixo, o social, o objetivo é resgatar a história e as vocações da região, buscando entender como elas podem contribuir para a construção do futuro.
“Nós queremos resgatar a história, pois entendemos que quem não sabe de onde veio também não sabe para onde vai. Nós precisamos entender as origens para construir um futuro que respeite a nossa história e as nossas bases. Além disso, temos a Agenda Pacto Novo Cariri 2033 em andamento, e por meio dela estamos buscando estratégias para construir esse futuro, olhando para a diversidade, as transformações tecnológicas, as inovações sociais, as novas economias e os novos negócios, sempre conectando tudo isso com a educação e o empreendedorismo”, pontuou Madalena, ao acrescentar que o empreendedorismo feminino também será um dos destaques do eixo social durante o evento.
Por fim, no eixo da governança, a principal ação foi criar um ambiente adequado para que todos os envolvidos na ExpoPrata pudessem realizar a construção e a gestão do evento de forma compartilhada. “Nós criamos um ambiente favorável, incluindo não só as lideranças, como também os expositores e todos os atores que de alguma forma estão envolvidos com o evento. Também como uma ação de governança, trabalhamos a gestão de políticas públicas, buscando que todas as ações aconteçam de forma transparente, abrindo espaço para que todos possam trazer opiniões para o evento, de modo que haja uma construção coletiva e respeitando a diversidade”, argumentou Madalena Arruda.
Participe – A programação da ExpoPrata ocorrerá até o próximo domingo (25). Além das palestras e capacitações, o evento conta com exposição de caprinos e ovinos, torneios leiteiros e exposição de artesanato e produtos da economia criativa. Além disso, durante os cinco dias de evento, o público também poderá conhecer e aproveitar os pratos típicos da gastronomia caririzeira e as apresentações artísticas que enaltecem a cultura regional.