Empreendedores de várias comunidades de João Pessoa participam, até este domingo (3), da segunda edição da Expo Favela Innovation Paraíba. O evento, que começou na sexta-feira (1º), está sendo realizado pela Central Única das Favelas (CUFA), na Usina Cultural Energisa, em Tambiá, e tem o apoio institucional do Sebrae/PB e do Governo do Estado. Durante a programação, o público tem acesso a orientações e capacitações sobre empreendedorismo e economia criativa.
A proposta da Expo Favela é divulgar os pequenos negócios existentes nas periferias, sendo a maior parte deles voltados à economia criativa, sobretudo com a arte, o artesanato e a música. De acordo com o diretor financeiro do Sebrae/PB, Neto Franca, a instituição tem apoiado a iniciativa desde a primeira edição, levando conhecimento sobre gestão e planejamento de negócios para este público. “Esse é um segmento importante através das oportunidades que tem recebido para estimular o empreendedorismo nessas comunidades e mostrar o potencial que essas pessoas têm. O Sebrae está presente para apoiar e dar oportunidade de crescimento nos negócios para aqueles que mais precisam. O evento é uma oportunidade deles mostrarem os seus empreendimentos e o que são capazes de realizar”, disse o diretor.
Até domingo, o estande do Sebrae instalado no evento oferece ao público orientações sobre empreendedorismo, formalização dos pequenos negócios, programas de inovação e capacitações. Tudo isso em formato dinâmico com um jogo eletrônico e participação da Jurema, a Inteligência Artifical do Sebrae/PB. “Nós não poderíamos ficar fora dessa festa do empreendedorismo. O Sebrae é feito para os empreendedores e aqui é mais um espaço para a gente divulgar os nossos serviços e atender aos empreendedores das comunidades e também ao público que vier participar”, disse o gerente da Unidade de Políticas Públicas da instituição, Luciano Holanda. O estande de atendimento do Sebrae/PB atende ao público até este domingo, das 14h30 às 20h.
A presidente da CUFA, Kalyne Lima, destacou o evento como uma forma dos empreendedores das comunidades mostrarem a diversidade dos produtos, sua criatividade e perspectivas de futuro para desenvolver seus pequenos negócios e, consequentemente, transformar a realidade da comunidade onde vivem. “Aqui nós mostramos a potência que é a favela, a criatividade dessas pessoas, as oportunidades que elas têm de se desenvolver, buscar parcerias e crescerem enquanto comunidade engajada e empreendedora”, acrescentou.
Programação Cultural – Ao longo de todo o evento, os artistas da periferia, da capital paraibana e região, além de outros estados, têm se apresentado, reunindo música, dança, teatro, poesia, entre outros segmentos da arte. Neste domingo, as atrações musicais são o grupo Coco de Lucena, Michael Jackson Cover, Filosofia e MV Bill. As apresentações começam a partir das 14h. Mais informações e a programação completa no site: https://paraiba.expofavela.com.br/.