ASN PB
Compartilhe

Estratégia: donos de pequenos negócios podem usar Tik Tok como forma de se aproximar de clientes 

Sebrae Paraíba recomenda planejamento para a divulgação de produtos na plataforma 
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

-

A rede social Tik Tok é um dos maiores fenômenos recentes, tendo sido um dos aplicativos mais baixados na internet no ano passado. Cada vez conquistando mais adeptos e com milhares de vídeos que ‘viralizaram’ em todo o mundo, a rede social pode representar mais uma oportunidade para os donos de pequenos negócios se aproximarem dos clientes e potenciais consumidores. Analista técnica do Sebrae Paraíba destaca que é preciso saber utilizar bem os recursos disponíveis no aplicativo. 

Devido ao formato que une vídeos curtos e, consequentemente, uma mensagem rápida e objetiva, o Tik Tok atrai mais usuários a cada dia. Conforme recordou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Bera Wilson, os vídeos são utilizados como forma de atrair a atenção dos consumidores desde que a televisão passou a funcionar. No entanto, o formato não era acessível a todos os empresários. 

“Agora, com a internet e o engajamento dos usuários nas redes, os vídeos são uma estratégia de vendas e direcionamento de marca boa e barata. Porém, é preciso ter planejamento e saber utilizar os recursos disponíveis no aplicativo, além de agir com responsabilidade com o quê e como vai divulgar o seu produto. Nesse ponto, a criatividade não tem limite. Além de saber utilizar os recursos, é importante acompanhar e entender o seu cliente para dar o melhor direcionamento aos conteúdos e a produção. Dessa forma, o engajamento e a aproximação do cliente serão mantidos”, recomendou. 

A analista enfatizou que, embora o uso das redes sociais possa representar um desafio para os donos de pequenos negócios, este é um caminho sem volta. “Estar presente no mundo digital é tão importante quanto existir no mundo real para estar próximo do seu cliente, que está cada dia mais conectado e descobrindo novas formas de consumir na internet”, afirmou, acrescentando que o Sebrae possui diversos conteúdos e soluções de marketing digital e vendas na internet disponíveis no portal da instituição (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae), bem como capacitações na loja virtual (https://loja.sebraepb.com.br/).  

Público jovem 

De acordo com o analista de competitividade do Sebrae Nacional, Ivan Tonet, os empreendedores podem aproveitar os recursos do aplicativo para dar dinamismo aos vídeos, o que, para o segmento de moda e beleza, fazem toda a diferença para chamar atenção dos usuários. Ele destacou que a rede social tem grande potencial de viralização dos vídeos, permitindo maior alcance que as outras redes sociais, conferindo mais visibilidade da marca ou dos negócios junto ao público. 

“Outro ponto importante é a possibilidade de explorar a conexão com o público jovem, principal ativo do TikTok. Esse jovem pode ser decisor de compra, fazendo com que a marca converse com ele como consumidor e pode ser influenciador do comportamento de compra dos pais, por exemplo”, acrescentou. Tonet também afirmou que os donos de pequenos negócios podem explorar os aspectos sensoriais da rede como um aliado poderoso. “Ao combinar uma sequência de cortes nos vídeos, mostrando diferentes ambientes, músicas, stickers, texturas e diferentes visões do mesmo produto, cria uma experiência diferenciada e atrativa”, ressaltou.