Promover uma grande celebração, por meio da capacitação, do networking e da geração de negócios, que reconheça a importância econômica e social de todos os segmentos que integram a cadeia produtiva do leite no Nordeste. Essa é a essência do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que será realizado em Campina Grande a partir da próxima quinta-feira (26). Com programação gratuita, o evento promovido pelo Sebrae/PB ocorrerá na Vila Sítio São João, tendo como um de seus destaques o Concurso Nordestino de Queijos e Derivados.
Contando com nove categorias, o concurso busca valorizar e premiar os produtores nordestinos pela excelência e qualidade na criação e fabricação dos queijos e demais derivados do leite. De acordo com os organizadores do XVII Enel, antes mesmo do início do evento, a edição de 2023 do concurso já é considerada um sucesso, graças ao número recorde de inscrições, que contabilizam 755 produtos para a apreciação dos jurados.
Esse número ultrapassa em mais de três vezes o volume de inscrições contabilizadas no Enel do ano passado, que ocorreu no estado da Bahia, ocasião em que o concurso contou com 221 produtos participantes. Conforme o regulamento, a apreciação dos queijos, manteigas, doces de leite, iogurtes e demais produtos participantes será realizada pelos jurados durante a programação da sexta-feira (27).
Outro destaque da programação do Enel, que ocorre de forma itinerante entre os estados do Nordeste, será o espaço ‘Cozinha Viva’, onde serão realizadas para o público demonstrações de como são produzidos alguns tipos de queijos tradicionais na região. Além disso, o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados também vai contar com a comercialização de produtos, capacitações técnicas, exposição de tecnologias sociais e apresentações culturais.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/PB, João Bosco da Silva, o evento é voltado não só aos empresários e profissionais da área, como também ao público em geral, que pode conhecer e adquirir os produtos em exposição, além de realizar uma verdadeira imersão em toda a diversidade que é característica da indústria de laticínios.
As inscrições para o Enel podem ser efetuadas por meio do link https://www.enelnordeste.com.br/, ou no próprio local do evento. “Ao todo, serão três dias de reflexões, troca de saberes e celebração de negócios, com uma programação diversa e totalmente gratuita”, explicou João Bosco, ao destacar que as atividades se estenderão até o sábado (28), das 8h30 às 17h.
Serviço:
XVII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel)
Período: 26 a 28 de outubro
Local: Vila Sítio São João (Campina Grande)
Inscrições e mais informações: https://www.enelnordeste.com.br/