ASN PB
Compartilhe

Encontro celebra o futuro do turismo com experiências criativas e colaborativas

Evento teve apresentação de 20 novos roteiros turísticos que interligam 68 municípios em todo território
Por Sandra Vieira
ASN PB
Compartilhe

O futuro do turismo na Paraíba está sendo redefinido por um enfoque em experiências autênticas, inusitadas e sustentáveis, alinhadas ao perfil do viajante moderno. Essa visão foi a essência do “Encontro de Experiências Turísticas da Paraíba”, realizado no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), que celebrou os resultados de um projeto de turismo criativo e colaborativo. O projeto é fruto de um convênio entre o Sebrae/PB, o Governo do Estado e Prefeituras.

O evento marcou a apresentação de 20 novos roteiros turísticos que interligam 68 municípios, tornando o turismo estadual mais competitivo e valorizando a singularidade e a preservação ambiental. O objetivo desse projeto é audacioso: tornar a Paraíba o primeiro estado 100% turístico do Brasil.

Com as iniciativas dos Agentes de Roteiro Turístico (ART), contratados pelo Governo do Estado e capacitados pelo Sebrae/PB, a meta é fortalecer os destinos turísticos do interior, qualificar agentes e criar experiências únicas que conectam a cultura e a beleza do estado às pessoas. O encontro reuniu gestores públicos, prefeitos, secretários de turismo e representantes da iniciativa privada (operadoras e agências) para apresentar e negociar as novas rotas.

As autoridades presentes destacaram a importância da parceria, as perspectivas promissoras e o desenvolvimento do setor. O diretor técnico do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo, sublinhou o poder de transformação do turismo. “O turismo hoje tem o poder de transformação na economia do nosso estado, gerando emprego e renda, e dando oportunidade às pessoas. A parceria do Sebrae/PB e Governo do Estado é vitoriosa. Vemos que conseguimos capacitar e qualificar os agentes para potencializar o que já existe nos municípios, transformando a Paraíba em uma referência nacional em turismo”, avaliou.

Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, que conduziu a apresentação do resultado do projeto, celebrou o impacto socioeconômico. “Em muitas cidades, o turismo está impulsionando desde a hospedagem e o pequeno comércio até a construção civil. Hoje, contamos com 21 Agentes de Roteiro Turístico (ARTs) e apresentamos roteiros que interligam 68 municípios, gerando um impacto socioeconômico sem precedentes.”

Gestores apresentaram ações que vão contribuir para o turismo nos próximos anos

A parceria com o Sebrae/PB e o turismo criativo e colaborativo como o grande diferencial conforme reforçou Rosália Lucas, secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico e membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae. “Destaco a política pública do Governo, que investe em infraestrutura para conectar o litoral ao sertão e preparar os municípios para novos negócios. Ressalto o trabalho do Sebrae/PB com a qualificação, capacitação e fomento dos roteiros. Projetamos um ano novo promissor, com ações como o 41º Salão de Artesanato (8 de janeiro a 1º de fevereiro), que será uma grande vitrine e oportunidade de negócios para quase 600 expositores.”

Ferdinando Lucena, presidente da PBtur, enfatizou os resultados e projetou os passos futuros. “Este evento é uma grande culminância de resultados. Estamos compartilhando uma parceria espetacular do Governo da Paraíba com o Sebrae/PB, com os municípios e as governanças regionais. É um momento de avaliar o que foi feito na estruturação, promoção e divulgação, e de projetar os novos passos para 2026 e ampliar o número de experiências genuínas e autênticas na Paraíba”, afirmou.

Novos roteiros – Os roteiros apresentados durante o Encontro de Experiências Turísticas incluem experiências diversas, como “Raízes e Tradições do Vale dos Sertões” (Pombal, Cajazeirinhas), “Caminhos da Fé e da Criatividade” (Areia, Bananeiras), “Rota da Caprinocultura” (Cariri: Sumé, Monteiro), “Rota Encantos do Cariri” (Cabaceiras), “Rota Eco Criativa do Brejo” e “Caminhos do Quilombo” (Nova Palmeira).

A solenidade de abertura contou contou ainda com a presença de Rinaldo Maranhão (Secretário Executivo de Turismo), Madalena Arruda (Gerente do Sebrae Monteiro), Jacy Viana (Gerente do Sebrae em Guarabira), Miguel Ângelo (Interlocutor da Regionalização do Turismo), Maria Rodrigues de Almeida, diretoria executiva da FAMUP, e representantes de agências, entidades empresariais e gestores municipais, como Ricardo Câmara (IGR do Curimataú/Secretário de Turismo de Araruna).