A Paraíba terá uma nova rede de agências de receptivo formada por empresários que concluíram o curso de Relações Comerciais no Turismo, realizado pelo Sebrae/PB. A Rede de Receptivo criará e utilizará uma “marca coletiva” para fortalecer as relações de mercado e estimular negócios colaborativos.
O curso também deu direcionamento a uma qualificação e credibilidade à rede, segundo a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim. “Esse curso é uma das ações para o fortalecimento do processo de relações comerciais e autodesenvolvimento dos negócios. Os participantes viram uma definição de relações comerciais no turismo, descobriram quais os principais atores nas relações comerciais, os tipos de relações, as estratégias de marketing e vendas, as negociações e parcerias e desafios nas relações comerciais”, detalhou.
Raizza Pinheiro, da Agência de Excursão 50mais Aventuras e da Agência Receptivo Extremo Tour, considerou o curso importante para novos negócios. “A gente tem aprendido também sobre gestão empresarial, o que é muito proveitoso. Mas o maior destaque é o espaço dado para que as pessoas que fazem o curso, cada uma no seu nicho de negócio dentro do turismo, falar, colocar seu ponto de vista, tirar suas dúvidas. Esses três dias foram de relacionamentos intensos, em que a gente aprendeu bastante com a experiência dos nossos colegas”, comentou.
Regina Amorim explicou que será realizado um planejamento estratégico para a Rede de Agências de Turismo Receptivo da Paraíba, que terá coordenação do Sebrae/PB. Outra ação será a consultoria de solução inovadora, voltada à transformação digital e ampliação da visibilidade comercial das experiências turísticas da Paraíba. Compreende ações de curadoria especializada, tecnologia de e-commerce e ferramentas de gestão para os empreendimentos de turismo receptivo.
Segundo ela, a consultoria destaca a importância de inserir os produtos turísticos em uma plataforma digital robusta, que otimiza a jornada do turista e conecta a oferta de experiências autênticas da Paraíba a novos mercados. A iniciativa fortalece a comercialização online, promove a inovação para as Agências de Turismo em Rede e apoia o posicionamento da Paraíba como um destino competitivo, colaborativo, criativo e conectado.