Desde o início da pandemia da Covid-19, os empreendedores brasileiros, em especial os donos de pequenos negócios, precisaram se adaptar e desenvolver novas habilidades e soluções para superar a crise. Para os empresários e potenciais empreendedores que participaram do Empretec, programa da ONU que no Brasil é desenvolvido pelo Sebrae, o desafio não foi diferente, mas eles ressaltam que participar dessa iniciativa foi fundamental para aumentar a sua capacidade de inovação e adaptação ao novo cenário.
É o caso do empresário Evandro Filho, dono da “Tem Jeito”, empresa atendida pelo Sebrae Paraíba, que atua no formato de franquia, no segmento de reforma de roupas. Apesar das dificuldades, o negócio conseguiu dobrar de tamanho, mesmo com a pandemia, com mais duas lojas em operação. Ele acredita que o sucesso alcançado neste momento é resultado de um comportamento empreendedor desenvolvido durante o Empretec.
“No Seminário, somos colocados em um campo de batalha e a ideia é gerar um certo caos para que o empreendedor consiga enxergar a luz no fim do túnel. Essa situação é justamente o que aconteceu no início da pandemia. Eu tive que fechar as lojas por mais de 100 dias e para isso tive que decidir rapidamente quais custos cortar e procurei os fornecedores para negociar algumas despesas. Eu precisava proteger o caixa naquele momento”, explicou.
Segundo Evandro, antes da recomendação oficial das autoridades de saúde para o uso de máscaras, a empresa já havia começado a produção. “Saímos na frente e mudamos o modelo de negócio no período mais crítico. Primeiro, vendemos para o consumidor final, mas depois procurei parcerias com grandes empresas, que estavam fora do nosso core business, para o fornecimento de máscaras personalizadas e dentro das normas técnicas”, contou o empresário.
Assim como Evandro, milhares de empreendedores possuem experiências e aprendizados marcantes oriundos do Empretec, capacitação que está presente em 40 países e é aplicada com exclusividade no Brasil pelo Sebrae. Para incentivar o compartilhamento dessas experiências entre os participantes brasileiros, o Sebrae vai promover, nos dias 30 e 31 de agosto, o evento gratuito Empretec Realiza, em formato 100% on-line.
Durante a programação, os ‘empretecos’ vão estar reunidos para resgatar aprendizados e trocar experiências sobre o enfrentamento da pandemia do coronavírus. “O evento Empretec Realiza é uma forma que o Sebrae encontrou para reunir todos os empretecos do Brasil, com o objetivo de relembrar os comportamentos empreendedores que são trabalhados durante a capacitação e, também, de criar uma oportunidade para promover a troca de experiências entre os empreendedores brasileiros”, explicou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Niedja Arruda, ao destacar que só podem participar do evento empreendedores que já realizaram a capacitação do Empretec.
Ainda conforme a organização do evento, a expectativa é reunir cerca de cinco mil participantes, fortalecendo a comunidade empresarial e reforçando a importância do conjunto de comportamentos empreendedores que são essenciais para o sucesso dos negócios. Entre os convidados para comandar o evento estão o jornalista e apresentador Zeca Camargo; a locutora e comunicadora Regina Bittar, conhecida pela voz do Google Tradutor; e o poeta e empreendedor George Daniel. As inscrições já estão abertas e devem ser efetuadas no site do evento, no endereço https://www.empretecrealiza.com.br/.
-
Serviço:
Empretec Realiza
Data: 30 e 31 de agosto
Evento 100% on-line
Inscrições: https://www.empretecrealiza.com.br/
