Pelo menos dezoito pessoas beneficiadas pelo Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi) estão participando, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), de uma capacitação gratuita promovida pelo Sebrae/PB. O curso “Como elaborar um plano de negócios” está sendo ministrado pela analista técnica da instituição, Maria do Rosário Brito, com o intuito de auxiliar com a abertura do próprio negócio.
Os participantes têm entre 18 e 50 anos e fazem parte da ONG, estudando em cursos como de barbearia, cabeleireiro, manicure e depilação. Conforme explicou a analista, ter um plano de negócios é fundamental para quem deseja seguir o sonho de abrir o próprio negócio. “Muitos novos empreendedores acabam passando por várias dificuldades, nos meses iniciais de abertura do negócio, por não planejarem corretamente. Além de ter ideias, encontrar um ponto comercial e conhecer os custos, planejar o futuro da empresa é essencial. Para evitar riscos futuros, a elaboração do plano de negócio é indispensável”, afirmou.
Além disso, segundo salientou Brito, o plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. “É por meio dele que você terá informações detalhadas do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e da gestão da empresa”, enfatizou.
Já em relação à capacitação gratuita, a analista técnica frisou que o Sebrae/PB, por meio de iniciativas assim, acaba por cumprir com seu papel social. “O Sebrae dá sua contribuição de responsabilidade social, demonstrando sua preocupação com essas pessoas que vêm de uma situação de vulnerabilidade social e precisam ter uma profissão e saber planejar a abertura do seu negócio de forma efetiva, evitando, assim, perdas financeiras”, destacou.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

