ASN PB
Compartilhe

Empreendedorismo: como a formalização e o planejamento ajudaram um negócio familiar a sonhar com franquia

O empresário Roberto Júnior assumiu lanchonete especializada em sucos que foi iniciada pelo avô e prepara-se para expandir o negócio
Por Katiana Ramos
ASN PB
Compartilhe

O foco e a determinação para entregar o melhor produto para os seus clientes e consolidar a marca da empresa, e transformar um negócio familiar em franquia. Esses são os objetivos que o empreendedor Roberto Júnior está trabalhando, desde 2024, ao assumir o Super Suco, empresa criada por seu avô, em 2005.

Mas voltando pelo menos 30 anos antes dessa data, o negócio começou com o seu Vicente, avô de Roberto Júnior, vendendo suco no Centro de João Pessoa, de maneira informal, como ambulante. A qualidade do produto, feito 100% da fruta, era e continua sendo o diferencial da empresa. “Meu avô sempre foi um excelente vendedor. Mas, na parte da gestão ele não tinha o conhecimento necessário. Foi nessa parte que entrei e desde então sugiram muitos desafios que a gente vem tentando lidar e inovando”, conta Roberto.

Super Suco/Divulgação

O empreendedor leva adiante o legado da família, buscando novas oportunidades de inovar, como produtos com melhor qualidade, diferenciais para atrair clientes e, mais recentemente, o planejamento para tornar a lanchonete uma franquia especializada na venda de sucos. “Hoje em dia quem não busca inovar, fica pelo caminho. Os desafios são diários, desde a ‘briga’ com o fornecedor pelo melhor preço, até a fidelização de clientes e a boa relação com os colaboradores. Meu avô sempre fala: ou a gente vende o bom ou não vende”, comenta o empreendedor.

Foi a partir dessa busca por diferenciais e melhoria de processos que Roberto Júnior procurou o Sebrae/PB para fazer o planejamento da empresa e sonhar com a criação de uma franquia. “Esse sonho surgiu em 2020. Mas veio a pandemia e adiamos. Voltamos em 2024, retomamos e agora estamos divulgando a loja. Temos um produto diferenciado. Onde colocar, vai ser sucesso”, acrescenta Júnior. Ele adiantou que está em andamento a finalização da segunda unidade da lanchonete no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, com previsão para fevereiro deste ano.

A analista técnica do Sebrae/PB, Rosário Brito, que acompanha o empresário e está auxiliando no processo da criação da franquia do Super Suco falou sobre a importância do planejamento e desenvolvimento de novas estratégias, conforme as alterações que precisem ser feitas no negócio. “Ao definir objetivos claros e criar uma estratégia adaptável, as empresas podem se destacar no mercado, atender às demandas do consumidor e garantir um crescimento sustentável e se manterem competitiva”, destaca.

E para aqueles empreendedores que assim como Roberto Júnior estão preparados para alçar novos voos, a analista faz algumas recomendações importantes. “É importante estabelecer metas, ser inovador, ser autoconfiante e estudar o mercado, buscando novas oportunidades e alternativas para o crescimento do negócio”, diz.