ASN PB
Compartilhe

Empreendedores do brejo paraibano conhecem iniciativas de desenvolvimento sustentável em Petrolina (PE)

Visita técnica foi realizada nesta quarta-feira (6) com grupo participante do Programa LIDER, realizado pelo Sebrae/PB
Por Katiana Ramos
ASN PB
Compartilhe

Um grupo de empreendedores da região do brejo, que participa do programa LIDER, realizado pelo Sebrae/PB, realizou uma visita técnica nesta quarta-feira (6), ao município de Petrolina (PE) para conhecer iniciativas locais que promovem o desenvolvimento territorial.

Os empreendedores conheceram a Ilha de Massangano, que recebe ações de apoio em atividades de desenvolvimento local e impacto social. De acordo com o analista do Sebrae/PB, Diogo Freitas, a comunidade é uma das áreas atendidas pelo programa AD LIDER, do Sebrae/PE, através do projeto “Mulheres empreendedoras da ilha”. Por meio dessa iniciativa, são ofertadas capacitações em gastronomia, turismo e empreendedorismo.

“Foi realizada uma apresentação sobre os destaques do programa LIDER SSF/PE (Sertão do São Francisco – Pernambuco) que oferece diversos aprendizados sobre o papel estratégico da articulação territorial e da governança colaborativa no desenvolvimento regional”, disse o analista.

Ele ainda destacou que os empreendedores do programa LIDER da região do brejo paraibano puderam conhecer mais sobre o fortalecimento de governança territorial e a importância da união dos diversos setores em prol do desenvolvimento regional de maneira sustentável. “A apresentação ilustra claramente como a metodologia LIDER, quando bem aplicada, se traduz em ações práticas e estruturantes para o território. O aprendizado central é que o desenvolvimento regional exige articulação, visão estratégica, ocupação de espaços de decisão e trabalho em rede — com foco nas vocações locais e nas oportunidades de mercado”, explicou Diogo Freitas.

Participaram da visita técnica representantes do programa LIDER na região do brejo da Paraíba dos municípios de Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Borborema, Serraria e Piloes.